Santo Antão/Planalto Leste: Perímetro florestal continua a ser fustigado por vários incêndios – bombeiros sem descanso

Inicio | Ambiente
Santo Antão/Planalto Leste: Perímetro florestal continua a ser fustigado por vários incêndios – bombeiros sem descanso
01/06/24 - 09:28 am

Porto Novo, 01 Jun (Inforpress) – Vinte e três hectares de floresta ardida e duas casas destruídas é o balanço, para já, dos três incêndios que deflagram nos últimos dias no perímetro florestal do Planalto Leste, em Santo Antão.

O delegado municipal do Planalto Leste, Adilson Silva, que tem estado a acompanhar a situação, confirmou à Inforpress que desde segunda-feira foram registados três incêndios, todos em Ribeirão Fundo, que atingiram zonas florestal e agrícola, além de terem destruído duas habitações.

O mais recente incêndio deflagrou na sexta-feira, 31 de Maio, por volta das 17:00 e não deu descanso aos bombeiros que, ao longo da noite, tiveram que combater as chamas, encontrando-se, neste momento, em fase de rescaldo.

Conforme os dados avançados pelos serviços da protecção civil, mais de 23 hectares da floresta terão sido ardidos durante os três incêndios desta semana, em Ribeirão Fundo.

Neste ano de 2024, foram já cinco incêndios ocorridos no perímetro florestal Planalto Leste, que atingiram perto de 25 hectares da floresta.

Criada há mais de 150 anos, a floresta do Planalto Leste, com 1.600 hectares de extensão, foi declarada reserva florestal em 1990. 

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar