Porto Novo, 21 Set (Inforpress) – Uma delegação do Millennium Challenge Corporation é esperada em Outubro em Santo Antão para uma visita de trabalho, em que o financiamento do aeroporto deverá ser discutido no quadro do terceiro compacto atribuído a Cabo Verde.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, 20, pelo vereador responsável pelo desenvolvimento económico local da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, que informou que no âmbito da visita, que está agendada para 06 de Outubro, será marcada uma visita da missão à zona escolhida para a construção do aeroporto de Santo Antão.
Valter Silva, que falava durante a sessão da Assembleia Municipal do Porto Novo, disse que o facto de a delegação do Millennium Challenge Corporation ter decidido visitar a zona escolhida para a construção do aeroporto mostra que este organismo está receptivo a analisar o financiamento do aeroporto de Santo Antão no quadro do terceiro compacto do Millennium Challenge Account atribuído a Cabo Verde, que terá como prioridade a conectividade e mobilidade terrestre, aérea, marítima, digital e humana do país.
O presidente da edilidade porto-novense, Aníbal Fonseca, tinha, recentemente, manifestado a esperança de que o aeroporto de Santo Antão venha a ser financiado no âmbito do terceiro compacto do Millennium Challenge Account ou através de “outras janelas de financiamento”.
Este autarca disse acreditar que o processo de mobilização do financiamento para a construção do aeroporto de Santo Antão deverá ficar concluído até 2026.
Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, é a zona escolhida para a construção do aeroporto, estando já concluídos o plano director e os estudos geoclimáticos, os quais apontam para a viabilidade técnica e operacional da infra-estrutura aeroportuária.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar