Porto Novo, 19 Fev (Inforpress) – Um incêndio está a lavra há cerca de uma hora no perímetro do Planalto Leste, em Santo Antão, disse à Inforpress o comandante do Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo.
Balbino Gomes disse que o incêndio está a lavrar na zona de Chã de Mato – Esponjeiro, no concelho da Ribeira Grande, e que a corporação que dirige já foi acionada, estando a mobilizar o pessoal para o combate às chamas.
O delegado municipal no Planalto Leste, Adilson Silva, confirmou à Agência Cabo-verdiana de Notícias que as chamas deflagraram depois das 11:00 e que “já consumiram uma área considerável da floresta”.
No entanto, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente na Ribeira Grande, por seu lado, disse que o incêndio começou numa zona agrícola mas ainda não atingiu a floresta propriamente dita.
Este é o segundo incêndio ocorrido em apenas três semanas na floresta do Planalto Leste, não registava fogos florestais desde 2018, quando deflagrou neste perímetro um incêndio de grandes proporções, o maior até agora registado em Santo Antão, que consumiu 200 hectares da floresta e terrenos agrícolas.
Criada há mais de 150 anos, a floresta do Planalto Leste, com 1.600 hectares de extensão, foi declarada reserva florestal em 1990.
O perímetro alberga “uma boa parte” do parque natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre, com uma área de 2.092 hectares, considerado o maior centro de biodiversidade de plantas endémicas em Cabo Verde, com 36 espécies.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar