Santo Antão: Importância dos caminhos vicinais para o turismo sustentável debatida em seminário

Inicio | Economia
Santo Antão: Importância dos caminhos vicinais para o turismo sustentável debatida em seminário
16/10/24 - 01:45 pm

Porto Novo, 16 Out (Inforpress) – A importância dos caminhos vicinais para o turismo sustentável em Santo Antão é um dos assuntos que vão estar em debate esta quinta-feira no seminário sobre territórios sustentáveis, que vai decorrer no município do Porto Novo.

Santo Antão possui uma extensa rede de caminhos vicinais (trilhas), sendo que um dos grandes desafios prende-se com a recuperação, manutenção e sinalização desses percursos, considerados um activo económico desta ilha.

Entre os meses de Outubro e Maio, milhares de turistas chegam a Santo Antão para praticar trekking (caminhadas em trilhas) que constitui o principal produto turístico desta ilha.

Porém, os operadores turísticos têm estado a pedir a reabilitação das trilhas para uma maior segurança dos turistas.    

O Governo de Cabo Verde, através da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) investiu, recentemente, cerca de 25 mil contos na reabilitação de oito trilhas turísticas na ilha de Santo Antão, sendo quatro no município do Porto Novo e as restantes nos municípios do Paul e Ribeira Grande.

O seminário sobre territórios sustentáveis realiza-se esta quinta-feira na cidade do Porto Novo, inserido no projecto “Capacitar e promover para desenvolver”, que está a ser implementado em Santo Antão.

Os desafios da pecuária no Planalto Norte do Porto Novo é outro tema a ser debatido neste seminário, promovido pela associação Terras Baixo Guadiana, Portugal.

Ainda no âmbito deste seminário, decorre entre os dias 17 e 18 de Outubro, também na cidade do Porto Novo, com um mostra de produtos locais (agrícolas e transformados) de Santo Antão e de Portugal.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar