Porto Novo, 13 Fev (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste, em Santo Antão, manifestou hoje a sua preocupação face ao problema do desemprego que atinge todas as mulheres nesse planalto.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse à Inforpress que, nesta altura, o desemprego nas mulheres é generalizado no Planalto Leste, informando que “neste momento não há nenhum projecto para empregar as mulheres, sobretudo, as chefes de família”.
Josefa Sousa pediu aos parceiros da Amupal, como as câmaras municipais e as delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) em Santo Antão para implementarem, no Planalto Leste, projectos que visem a promoção do emprego nas mulheres chefes de família.
Também, a Associação das Mulheres de Lagoa da Ribeira das Patas (Amular) tem alertado para o desemprego nas mulheres nessa localidade.
A presidente da Amular, Milú Pires, disse à Inforpress que esta associação já assinou um contrato com a delegação do MAA no Porto Novo para a abertura, em breve, de uma frente de trabalho em Lagoa da Ribeira das Patas por um período de seis meses para a criação de quase 40 postos de trabalho.
O delegado do MAA no Porto Novo confirmou à Inforpress que este ministério vai disponibilizar um milhar de contos para financiar dois projectos no âmbito do programa de ordenamento e limpeza florestal que visam, sobretudo, a promoção do emprego nas mulheres durante os próximos seis meses.
Os dois projectos vão gerar 72 empregos nas duas localidades (Lagoa da Ribeira das Patas e Companhia).
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar