Ribeira Grande, 10 Ago (Inforpress) – O Sétimo Encontro das Equipas de Nossa Senhora (ENS) terminou hoje, na Ribeira Grande, em Santo Antão, com a presidência a destacar o “carisma” dos santantonenses e “capacidade no acolhimento” de mais de trezentas pessoas.
Em declarações à Inforpress, no encerramento do sétimo EN das ENS, realizado no Pavilhão David Fortes, durante os dias 09 e 10 de Agosto, o casal responsável pelas Equipas de Nossa Senhora da Região de Cabo Verde, Luísa e Júlio Martins, avançaram que as Equipas de Nossa Senhora surgiram em Cabo Verde em 2006 e hoje em todas as ilhas do arquipélago existem 122 equipas, 740 casais, 59 padres que acompanham as equipas e 22 acompanhantes espirituais que são diáconos e irmãs.
Júlio Martins destacou que as ENS são “um movimento que cresceu muito rápido” em Cabo Verde e que “tem feito milagres” na vida dos casais e das famílias, na educação dos filhos, na espiritualidade e proximidade dos casais.
Por sua vez, Luísa Martins sublinhou que o evento que decorre de dois em dois anos, desta vez, aconteceu em Santo Antão e “Ribeira Grande, em especial, é conhecido pelo seu povo maravilhoso, pelo seu carinho, carisma” no acolhimento e conseguiu-se comprovar graças ao acolhimento de mais de trezentas pessoas, com alojamento, alimentação e através de toda uma organização muito positiva.
Segundo a mesma fonte, durante dois dias debateram-se vários painéis: “A caminho de Emaús – Caminhando com Cristo na vida conjugal, Peregrinos da Esperança – O Chamado do Casal Cristão, Peregrinação e Espiritualidade Conjugal – Um Caminho a Dois com Jesus”, com oradores como o bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, proporcionando uma abordagem de diferentes temas, com excelentes momentos de reflexão.
Informou ainda que, pela primeira vez, o casal Dulce e Pedro Correia, responsável pela Província África, que integra Moçambique, São Tomé, Guiné-Bissau e Cabo Verde que fazem ligação com Portugal, através de um movimento que está estruturado a nível internacional, marcou presença no evento.
O pároco da freguesia Nossa Senhora do Rosário, Bernardino Monteiro, anfitrião do evento, destacou a “hospitalidade de muitas famílias que abriram as portas” e falou de um grande evento com crescimento espiritual e a nível da santidade, destacando como “uma bênção receber as famílias” em Santo Antão, pela primeira vez.
O encontro decorreu sob o lema "ENS: Peregrina de Esperança, em casal e com Jesus" e, partir de agora, a liderança das Equipas de Nossa Senhora, na Região Cabo Verde, passa a ser do casal da ilha de São Vicente, Eunísia e José Carlos Neves, durante os próximos quatro anos.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar