Porto Novo, 03 Out (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde tem em execução, neste momento, em Santo Antão, um pacote de obras que ultrapassa os dois milhões de contos “para catapultar o desenvolvimento desta ilha nos diferentes domínios”.
A informação foi avançada pelos deputados do Movimento para a Democracia (MpD), poder, eleitos pelo círculo de Santo Antão, que terminaram hoje as jornadas parlamentares de três dias nesta ilha, marcadas pela visita às obras e contactos com os responsáveis ligados à agricultura e à educação.
Do pacote de obras em execução, o porta-voz dos deputados, Damião Medina, destacou o projecto de água e saneamento de Santo Antão, orçado em 1,2 milhão de contos, que está a ser implementado pelo Governo para resolver os problemas nestes dois domínios, nesta ilha.
Damião Medina enalteceu ainda o centro de saúde da Ribeira das Patas, em fase final de execução, as estradas para Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes, de acesso à Caibros e Fontainhas, bem assim os campos de futebol do Paul e do Tarrafal (Ribeira Grande) e a central solar de Santo Antão.
“São obras para catapultar o desenvolvimento de Santo Antão nos diferentes domínios”, sublinhou este parlamentar.
Ainda no âmbito das jornadas parlamentares, os deputados do MpD constataram que a abertura do ano lectivo decorreu na normalidade, com as escolas a funcionarem em pleno, com professores e os alunos com refeição quente e transporte escolar, adiantou o porta-voz.
Os parlamentares notaram ainda “a satisfação enorme” no seio dos docentes graças à aprovação do Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR), que actualizou e aumentou os salários destes profissionais.
Os eleitos nacionais do MpD referiram-se ainda ao plano de intervenção na sequência das cheias de 11 de Agosto, que prevê 230 mil contos para a ilha de Santo Antão.
O plano, além de reparações dos caminhos vicinais e estradas de penetração, de melhoria no sector da energia eléctrica e intervenções nas cidades, prevê ainda a compra de uma máquina giratória “para servir a ilha”, que ficará a cargo da Associação dos Municípios de Santo Antão.
No quadro ainda da visita, os deputados inteiraram-se do ano agrícola, salientando a intervenção dos serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente no combate às pragas, numa altura em que as plantações estão numa fase boa de crescimento.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar