Paul, 08 Dez (Inforpress) - O membro da organização do Cabo Verde Triangle Trail, Francisco Dias, revelou hoje no Paul que Santo Antão poderá ser palco de uma prova mundial de trail em 2026.
“Estamos a trabalhar com a International Trail Running Association (ITRA) para que Santo Antão seja reconhecido como um património nacional do trail”, afirmou.
Francisco Dias anunciou que estão a ser feitos esforços para trazer uma prova de circuito mundial para a ilha, um projecto “ambicioso” que visa não só atrair turistas, mas também consolidar Santo Antão como um ponto de referência no cenário global do trail running.
Segundo a mesma fonte, a ilha já está a ser avaliada pela ITRA para obter a categoria de "reserva mundial do trail", o que permitiria a realização de competições internacionais de trail na região.
"Já vieram avaliadores para ver de perto a organização e as condições de Santo Antão. A partir deste momento, a ilha deverá receber uma prova internacional de trail todos os anos", revelou.
O plano é ambicioso, mas Francisco Dias espera que, até 2026, a ilha já esteja pronta para sediar uma prova de nível mundial.
“Estamos na fase de avaliação, que envolve diversos passos. Embora não dependa exclusivamente de nós, estamos confiantes de que, em 2026, poderemos ter uma prova internacional em Santo Antão”, disse, destacando que o processo está em andamento e será feito passo a passo para garantir a qualidade e segurança dos eventos.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar