Santo Antão: Moradores de Vinha em Ribeira da Torre alertam para perigo da via de acesso

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Moradores de Vinha em Ribeira da Torre alertam para perigo da via de acesso
10/12/24 - 05:32 pm

Ribeira Grande, 10 Dez (Inforpress) – Moradores e agricultores da localidade de Vinha, em Ribeira da Torre, estão "preocupados" com o estado "crítico" da via de acesso à comunidade, que apresenta sérios riscos para a segurança de todos.

Vicente Lázaro, que falou em nome da comunidade, disse que o caminho vicinal que liga a zona está em “péssimas condições”, com uma parede caída e nunca foi reparada, o que torna a circulação cada vez mais perigosa.

"É através deste caminho que todos os agricultores descem as bananas, ao menos uns mil ou dois mil quilos por mês. Além disso, anualmente, devemos descer mais de mil braçados de cana sacarina. Com o caminho nestas condições, fica muito perigoso, tendo em conta que carregamos estes produtos à mão", afirmou.

Outro ponto de preocupação dos moradores, segundo a mesma fonte é que, enquanto outros caminhos de Ribeira da Torre estão a ser reparados, o caminho de Vinha continua “negligenciado”.

"Todos os caminhos vicinais de Ribeira da Torre são reparados, menos este caminho de Vinha. E é uma via que também é utilizada por turistas e por nós, moradores, frequentemente. Sentimos muita falta de uma solução", explicou.

Além do estado da estrada, outro problema que preocupa a comunidade é a presença de árvores caídas perto de Marrador. Durante o mau tempo registado em Setembro, alguns ramos se soltaram e ficaram presos aos cabos de electricidade, criando um perigo iminente.

"A qualquer momento, esses ramos podem soltar-se e causar uma tragédia", alertou.

Diante dessas situações, os moradores apelam a uma acção rápida por parte das autoridades locais, com o objectivo de garantir a segurança de todos que dependem da via e evitar possíveis acidentes graves.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar