Santo Antão: Moradores de Lagoa “satisfeitos” com início dos trabalhos de limpeza no cemitério

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Moradores de Lagoa “satisfeitos” com início dos trabalhos de limpeza no cemitério
18/01/25 - 10:52 am

Ribeira Grande, 18 Jan (Inforpress) – Moradores de Lagoa, no planalto leste de Santo Antão, expressaram hoje a sua “satisfação” com o início dos trabalhos de limpeza no cemitério local, após denunciarem o estado de "abandono e degradação" do espaço.

Em declarações à Inforpress, Alcídio do Rosário, que falou em nome da comunidade, explicou que as actividades tiveram início na passada quinta-feira, 16, e consistem na capina e remoção de mato, com o objetivo de garantir um espaço “mais adequado e seguro” para sepultamentos e visitas.

"A limpeza do cemitério é um passo importante para manter a dignidade e o respeito pelos nossos entes queridos. Agradecemos à Câmara Municipal da Ribeira Grande por atender o nosso pedido de forma tão eficiente", afirmou.

No entanto, além das acções de limpeza, Alcídio do Rosário salientou que a comunidade também espera que outras reivindicações sejam atendidas, como a reparação do primeiro túmulo, a construção de um espaço para armazenamento das ferramentas, pintura do espaço e instalação de iluminação no local.

No dia 9 de Janeiro, os moradores de Lagoa manifestaram-se revoltados com o estado de "abandono e degradação" do cemitério local, alegando que o cenário era “desolador”, com túmulos deteriorados e vegetação descontrolada que dificultava o acesso e cobria as sepulturas.

Segundo os moradores, todos os anos as câmaras municipais da Ribeira Grande e do Porto Novo realizam a limpeza do cemitério. No entanto, em 2024, esse serviço não foi efectuado.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar