Santo Antão: Moradores de Caibros de Ribeira de Jorge celebram início de obras de estrada

Inicio | Economia
Santo Antão: Moradores de Caibros de Ribeira de Jorge celebram início de obras de estrada
03/02/25 - 03:03 pm

Ribeira Grande, 03 Fev (Inforpress) - Moradores e condutores de Caibros de Ribeira Jorge, Ribeira Grande, Santo Antão, celebram o início das obras da estrada que, segundo eles, irá transformar a localidade, melhorando a mobilidade, a segurança e impulsionando o desenvolvimento económico da região.

Após décadas de espera e várias reivindicações, a construção da estrada que liga a localidade ao restante concelho e a outras áreas vizinhas finalmente está a ganhar forma com o arranque das obras.

Satos Alberto, condutor e proprietário da região, expressou a sua alegria com o início das obras.

“Era uma esperança. Já começamos a ver o início das obras da estrada. Estou muito contente, pois esta estrada vai trazer mais desenvolvimento para o vale, seja a nível do turismo, da agricultura ou em todas as áreas. Vai também eliminar o isolamento que somos obrigados a viver nas épocas de chuva. A construção desta estrada, que é uma reivindicação antiga da população, traz uma esperança em dias melhores para todos os moradores”, regozijou.

Outro morador, Corsino Lima, mostrou-se igualmente satisfeito com o progresso da obra e disse que, com a construção da estrada, a sua casa ficará protegida, pois na época das chuvas era muito perigoso.
“Essa estrada representa um grande anseio da população de Caibros. Só de imaginar que não iremos mais ficar isolados na época das chuvas, não tem explicação. Só espero agora que os trabalhos decorram na normalidade”, almejou.

Para Danielson Evora, um condutor da região, o início da obra é uma realização após mais de 30 anos de espera, e disse estar satisfeito pelo arranque desta obra.
“Há mais de 30 anos que estamos à espera. Sou condutor e é uma satisfação ver que o nosso sonho de ter uma estrada em melhores condições finalmente chegou. Com ela, trará desenvolvimento para a nossa comunidade”, afirmou.

Adilson, outro condutor local, disse que espera não só uma melhoria na mobilidade e segurança, mas também um impulso significativo para o desenvolvimento económico local.

“A estrada permitirá uma maior conectividade entre Caibros de Ribeira de Jorge e outras localidades, facilitando o escoamento da produção agrícola, a promoção do turismo e o acesso a serviços essenciais”, salientou.

A nova estrada terá uma extensão de aproximadamente 2,8 quilómetros e a sua construção deverá durar 14 meses.

O projeto contempla a terraplanagem, obras de drenagem, construção de sinalização e medidas de segurança, sendo revestido com calçada de pedra basáltica, um material que garante maior durabilidade e resistência.

A infraestrutura é financiada pelo Banco Mundial, através do Projeto de Melhoria da Conectividade e Infraestruturas Urbanas, com o objetivo de promover o desencravamento de localidades e estimular o desenvolvimento económico local, além de proporcionar uma rede rodoviária resiliente e adaptada aos efeitos das mudanças climáticas.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar