Santo Antão: Leida Santos defende investimento “forte” para desenvolver turismo, agricultura e pescas na Ribeira Grande

Inicio | Política
Santo Antão: Leida Santos defende investimento “forte” para desenvolver turismo, agricultura e pescas na Ribeira Grande
07/05/25 - 04:51 pm

Ribeira Grande, 07 Mai (Inforpress) – A presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, Leida Santos, defendeu hoje uma “aposta firme” em políticas públicas que atraiam investimentos para impulsionar os sectores estratégicos do concelho, com o turismo, a agricultura e as pescas.

Leida Santos, que discursava na sessão solene comemorativa do Dia do Município da Ribeira Grande, Santo Antão, afirmou que a continuidade do processo de desenvolvimento do concelho passa pela “reivindicação” e promoção de políticas que permitam atrair mais investimentos para os sectores fortes daquele concelho.

“Só atraindo mais investimentos e mais meios financeiros estaremos em condições de dinamizar a economia do município e da ilha”, evidenciou.

Leida Santos salientou a importância de criar condições que promovam o desenvolvimento local, garantam emprego para os jovens e melhorem a qualidade de vida da população.

“Temos de continuar a trabalhar no desencravamento das localidades, investir forte na economia e na agricultura, apostar no sector das pescas, construir infra-estruturas e apostar no sector do turismo”, reforçou.

A dirigente municipal frisou ainda que Santo Antão é reconhecida como um destino de eleição para o turismo de natureza e montanha, e que este potencial deve ser aproveitado com a devida criação de condições que permitam gerar mais rendimento e oportunidades para a ilha.

Num apelo directo ao primeiro-ministro, presente na cerimónia, Leida Santos reconheceu o esforço do Governo na promoção do desenvolvimento regional, mas defendeu a necessidade urgente de uma nova Lei de Finanças Locais.

“O desenvolvimento do poder local exige mais meios, novos recursos e mecanismos para o exercício pleno das suas competências. Não podemos continuar dependentes da boa vontade de sucessivos governos”, alertou.

Leida Santos terminou o seu discurso com uma reivindicação pelo tão aguardado Aeroporto de Santo Antão, considerando-o “fundamental” para o progresso da ilha.

“Vamos colaborar e não vamos parar de exigir”, avisou.

O Dia do Município da Ribeira Grande está a ser assinalado pela terceira vez no dia 07 de Maio, uma data que substitui a antiga celebração no dia 17 de Janeiro, quando se comemorava a descoberta da ilha.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar