Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – A Fundação Fundamental declarou hoje o seu “apoio incondicional” à iniciativa da Associação dos Municípios de Santo Antão de propor ao Governo a elevação das trilhas turísticas desta ilha a património nacional.
Esta fundação, que actua na defesa, preservação e promoção do desenvolvimento ambiental integrado e sustentável de Santo Antão, através de uma nota, realçou “o impacto positivo” das trilhas na promoção do turismo ecológico, de montanha e cultural nesta ilha.
“A Fundação Fundamental, ao tomar conhecimento da proposta da Associação dos Municípios de Santo Antão para elevar as trilhas turísticas da ilha a património nacional, declara publicamente seu apoio incondicional a essa iniciativa, tendo em conta o impacto positivo na promoção do turismo ecológico, de montanha e cultural”, sublinha.
Para esta fundação, as trilhas turísticas desempenham “um papel crucial no desenvolvimento regional, contribuindo para um turismo integrado e sustentável, para geração de renda, conservação ambiental e promoção da cultura e da história”.
Os caminhos construídos ainda na era colonial incentivam a prática de actividades ao ar livre, como caminhadas e cicloturismo, atraindo visitantes e gerando negócios e emprego em diversas áreas, declarou a Fundação Fundamental.
Os municípios de Santo Antão estão a preparar uma proposta a submeter ao Governo sobre a elevação da extensa rede de caminhos vicinais existente nesta ilha à categoria de património nacional.
O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Armindo Luz, confirmou que as autarquias estão a trabalhar nesta questão e vão “empreender todos os esforços” para que as trilhas turísticas nesta ilha sejam elevadas à condição de património de Cabo Verde.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar