Ribeira Grande, 04 Jun (Inforpress) – Treze mulheres da Ribeira Grande participam numa formação em empreendedorismo, promovida pela ADPN, com o objectivo de estimular a criação de negócios locais e combater o desemprego feminino.
Em declarações à imprensa, o formador Hélder Fernandes explicou que a acção abrange temas como o conceito de empreendedorismo, atitudes empreendedoras, identificação de oportunidades e boas práticas de gestão.
Segundo a mesma fonte, os conteúdos são complementados com exercícios práticos, nos quais as participantes estruturam ideias de negócio adaptadas aos recursos e necessidades locais.
“Ao longo das sessões, surgiram propostas inovadoras que valorizam os produtos da terra, como a produção de queijos artesanais e pastelaria feita com inhame e batata-doce”, referiu.
Questionado sobre o motivo de a formação ser dirigida apenas a mulheres, o formador esclareceu que "há muitas mulheres chefes-de-família em situação de desemprego e esta formação pretende precisamente capacitá-las com competências empreendedoras para que possam sair do desemprego e obter rendimentos, promovendo o seu empoderamento económico."
Para muitas das participantes, esta é a primeira formação do género. Dúnia Ramos, que recentemente abriu uma empresa de prestação de serviços, considerou a experiência “muito enriquecedora”.
Já Maria Dias, proprietária de uma padaria no Figueiral, garantiu que sairá da formação “com novas ideias para melhorar a gestão do negócio”.
A formação está enquadrada num projecto da ADPN, que aposta na capacitação de mulheres como estratégia para a dinamização económica das comunidades rurais de Santo Antão.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar