Ribeira Grande, 01 Out (Inforpress) – A Escola Municipal de Música e Artes (EMMA) na Ribeira Grande, Santo Antão, está a promover a valorização folclórica de Cabo Verde e a promoção de novos talentos, informou hoje o responsável da escola, Armindo Dias.
Em declarações à Inforpress, por ocasião do Dia Internacional da Música, celebrado hoje, o professor e músico, Armindo Dias, conhecido por Mindoca, responsável da EMMA, disse que pelo facto da música ser algo universal, a principal missão da escola que dirige é promover o folclore nacional de Cabo Verde.
“A música ultrapassa qualquer barreira, qualquer fronteira. Ela é universal e tem o poder de unir as culturas e independente da linguagem todos nós conseguimos entender. Por isso, aqui nós valorizamos a música tradicional cabo-verdiana, sem esquecer que a música internacional também tem espaço na escola”, disse.
Em relação aos desafios da escola de música, apontou as dificuldades de aquisição de equipamentos musicais, a nível local, como o principal entrave, devido a inexistência de lojas no município para adquirir equipamentos.
Não obstante as dificuldades, segundo a mesma fonte, no que tange a ajudas, este ano beneficiaram do apoio do Ministério da Cultura no âmbito do financiamento do “edital fomento as artes”, onde puderam comprar instrumentos como violão, flautas, teclado e bateria infantil.
Armindo Dias, conhecido por Mindoca, sublinhou ainda que a escola de música EMMA, na Ribeira Grande, funciona de acordo com o calendário escolar, de Setembro a Julho, e neste momento conta com 30 inscritos, desde crianças da faixa etária dos seis anos até as pessoas mais adultas.
Conforme Armindo Dias, que também orienta o projecto musical da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) na Ribeira Grande, “a música tem o lado educativo” pois, no seu entender, ajuda as crianças e outras pessoas a desviarem de outros males sociais.
Em relação ao município do Paul, também na zona Norte de Santo Antão, a autarquia anunciou no mês de Agosto, através do vereador da cultura Silvino Sousa, que estão a preparar o espaço para acolher a sua primeira escola municipal de música, de modo a dar resposta a uma necessidade antiga.
Na ocasião, o autarca disse à Inforpress que a previsão é que as actividades na escola de música arranquem até ao final do ano, no Centro Cultural do Paul, numa parceria com o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e de pessoas individuais que colaboram na aquisição de equipamentos.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar