Ribeira Grande, 05 Ago (Inforpress) - A Copa Futsal da Ribeira Grande, Santo Antão, celebra a sua 10.ª edição e reafirma-se, segundo os organizadores, como “o maior evento desportivo da ilha” de Santo Antão, com forte dimensão social e comunitária.
Em declarações à Inforpress, um dos promotores, Eliseu Fortes, sublinhou que a competição, que alia desporto e solidariedade, se consolidou como um marco do calendário estival, atraindo jogadores, famílias e comunidades dos três concelhos da ilha.
“A melhor parte é termos equipas dos três concelhos, o que dá ainda mais força à união em torno do desporto”, evidenciou o promotor.
Este ano, a organização registou a saída de quatro equipas, mas compensou com novas adesões.
“Poderíamos ter mais, mas apostamos na qualidade e organização. Quando percebemos que algumas equipas enfrentam dificuldades logísticas ou organizativas, preferimos manter o número que tivemos no ano passado”, explicou.
Segundo Eliseu Fortes, participam nesta edição 30 equipas, envolvendo cerca de 400 atletas, distribuídas por oito grupos.
Dois desses grupos contam apenas com três equipas, mas a estrutura competitiva, conforme a mesma fonte, mantém-se os dois primeiros classificados de cada grupo seguem para os oitavos-de-final, garantindo assim as 16 equipas que compõem a fase eliminatória.
A Copa Futsal é também conhecida pela sua vertente social, a iniciativa “Camisa Seis”, que visa apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.
No ano passado, segundo Eliseu Fortes, foram distribuídos géneros alimentares a moradores da zona da Corda, com donativos recolhidos na abertura da competição.
“A vertente social é algo que nos orgulha muito. Todos os anos, a ‘Camisa Seis’ mostra que o desporto também serve para cuidar do próximo. Este ano ainda não sabemos qual será a comunidade beneficiada, mas no próximo fim de semana tudo estará definido”, garantiu.
Para assinalar a 10.ª edição, a organização promete uma “surpresa especial” para a equipa vencedora, embora o patrocínio para a atribuição de um “grande” prémio ainda esteja por confirmar.
“Mesmo sem apoio externo, faremos todos os esforços para cumprir essa promessa. A 10.ª edição merece algo memorável”, assegurou.
Para além da competição e da solidariedade, Eliseu Fortes disse que a Copa Futsal aposta na promoção de comportamentos saudáveis.
“Durante o torneio, muitos dos atletas evitam o consumo de álcool, o que é um impacto positivo, sobretudo nesta altura do Verão”, salientou.
A décima edição da Copa Futsal da Ribeira Grande, arrancou na segunda-feira, 04, e prolonga-se até 06 de Setembro, data prevista para a grande final.
Durante mais de um mês, o evento promete jogos vibrantes, arquibancadas cheias e um ambiente marcado pelo espírito de partilha, responsabilidade e ‘fair play’.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar