Santo Antão: Criação da rede de cuidados integrados da pessoa idosa em debate no Porto Novo

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Criação da rede de cuidados integrados da pessoa idosa em debate no Porto Novo
07/10/25 - 04:38 pm

Porto Novo, 07 Out (Inforpress) – A criação da rede de cuidados integrados da pessoa idosa está hoje em debate no Porto Novo, em Santo Antão, num encontro promovido no quadro do Programa Nacional da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde.

A coordenadora deste programa, Maria Natalina Silva, explicou que Santo Antão, já considerada uma ilha envelhecida por possuir uma parte importante da população idosa, é uma das ilhas a ser abrangida pela rede de cuidados integrados da pessoa idosa.

O encontro, que envolve também a Região Sanitária de Santo Antão, visa ainda partilhar o plano estratégico do Ministério da Saúde em questões de envelhecimento activo e saudável 2024 – 2028.

A abertura deste encontro foi presidida pela presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, que manifestou a disponibilidade da sua edilidade em continuar a contribuir para que os idosos tenham um envelhecimento saudável.

Elisa Pinheiro disse que a câmara municipal que dirige está “comprometida com a terceira idade”, dispondo de dois centros de dia, sendo um na cidade e outro na Ribeira das Patas, que recebem, diariamente, mais de 40 idosos contemplados por uma refeição quente, além de cuidados médicos.

Além disso, apoia 40 idosos, ao domicílio, com uma refeição quente e assiste outros 70 idosos em diferentes comunidades através dos cuidadores, numa parceria com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

Essas pessoas recebem cestas básicas e apoio em medicamentos.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar