Porto Novo, 18 Fev (Inforpress) - Santo Antão vai continuar a beneficiar do Programa de Promoção de Oportunidades Socio-económicas Rurais (Poser), que, a partir deste mês de Fevereiro, entrou numa nova fase, durante a qual vão ser implementados 23 projectos a nível nacional.
O site do Ministério da Agricultura e Ambiente explica que, nesta nova fase, o Poser com um financiamento adicional de 5.113.475 dólares americanos, vai incidir na transformação dos sistemas agroalimentares de Cabo Verde, promovendo sustentabilidade, inclusão e resiliência, além do foco na capacitação e formação das populações.
O Poser actua em sete ilhas, quais sejam, Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Santiago, Maio, Fogo e Brava, tendo por objectivo “melhorar as condições de vida das populações rurais, com ênfase na criação de oportunidades económicas inclusivas e sustentáveis para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade”.
Até ao momento, o programa tem alcançado “resultados significativos”, como a implementação de 173 projectos e 479 microprojectos, explica a mesma fonte.
Mais de 8.500 pessoas foram capacitadas em tecnologias de produção agrícola e pecuária e 157 hectares de terrenos agrícolas receberam melhorias com infra-estruturas hidráulicas.
Além disso, 8.520 pessoas foram treinadas em técnicas de produção agrícola e pecuária, e 3.844 famílias foram apoiadas na melhoria da nutrição.
O Ministério da Agricultura e Ambiente diz ainda que o programa tem ainda contribuído para a mitigação dos efeitos da seca e o reforço da resiliência climática, com 445 grupos locais e quase 26.600 membros envolvidos em actividades de gestão de recursos naturais e enfrentamento de riscos climáticos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar