Santo Antão: Centro de Pescadores e cais da Pontinha de Janela marcam novo ciclo para as pescas no Paul

Inicio | Economia
Santo Antão: Centro de Pescadores e cais da Pontinha de Janela marcam novo ciclo para as pescas no Paul
27/01/26 - 04:38 pm

Paul, 27 Jan (Inforpress) – O ministro do Mar considerou hoje que a assinatura dos protocolos com a edilidade paulense representa “o consumar de compromissos” há muito trabalhados, integrados num projecto estruturante para o concelho, com impacto directo no sector das pescas.

Segundo Jorge Santos, o futuro Centro de Pescadores será mais do que um espaço de apoio à actividade piscatória, integrando funções de mercado, formação, convívio e valorização do trabalho dos pescadores e peixeiras, com reflexos na melhoria da exposição e comercialização dos produtos.

O governante anunciou ainda que o projecto de maior envergadura prevê a construção do cais de pesca da Pontinha de Janela, cuja concepção tem sido antecedida por estudos técnicos aprofundados, tendo em conta as características de mar alto da zona.

De acordo com o ministro, os estudos encontram-se na fase final, permitindo avançar para o lançamento do concurso da obra.

“A intervenção enquadra-se no projecto nacional de turismo resiliente e economia azul, visando reforçar as infra-estruturas de apoio à pesca e potenciar o desenvolvimento económico local, numa lógica de sustentabilidade”, explicou.

Jorge Santos referiu, igualmente, o reforço do financiamento da actividade piscatória no concelho do Paul, através do Fundo Autónomo das Pescas e de outros mecanismos, defendendo uma postura mais proactiva da classe para transformar a pesca numa actividade “virtuosa, geradora de rendimento e atractiva ao investimento”.

Relativamente ao Farol Fontes Pereira de Melo, classificado como o principal farol do país de nível dois, o ministro evidenciou o seu papel histórico na segurança da navegação na costa ocidental africana e no Atlântico Médio, sublinhando a importância da sua preservação e valorização turística, num projecto apoiado pela cooperação espanhola.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Paul, Adilson Fernandes, considerou que o projecto contribuirá para melhorar as condições de trabalho, reforçar a segurança e valorizar economicamente a pesca artesanal no concelho.

Segundo o autarca, o Centro de Pescadores assume um papel estratégico no desenvolvimento local, ao criar condições dignas para os pescadores, organizar a actividade, melhorar o tratamento, a conservação e a comercialização do pescado, além de reforçar a formalização de um sector que considera “um pilar fundamental da economia do município”.

Adilson Fernandes sublinhou que o equipamento integra um projecto mais amplo e faseado de requalificação da zona costeira de Janela, iniciado com a requalificação urbana e ambiental da Pontinha de Janela, já concluída.

Actualmente, acrescentou, encontra-se em curso a requalificação urbana do Penedo, visando reorganizar o espaço urbano, melhorar infra-estruturas básicas e preparar a localidade para novos investimentos, incluindo a construção de um porto de pesca.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar