Porto Novo, 08 Abr (Inforpress) – A central fotovoltaica de Santo Antão de 1,2 megawatt, localizada em Chã de Bombardeira, no município do Porto Novo, em Santo Antão, já está em fase avançada de instalação, assegurou hoje um técnico deste projecto.
Este técnico informou que o parque solar de 1,2 megawatt está em estado avançado de construção, devendo ficar concluído a partir de Julho, aumentando em 11 por cento (%) a taxa de penetração das energias renováveis em Santo Antão, de 09% para 20%.
As obras da central fotovoltaica de Santo Antão foram lançadas em Setembro de 2024, num investimento a rondar os 300 mil contos, financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do projecto de energias renováveis e melhoria da eficiência nos serviços públicos nesta ilha.
A central fotovoltaica de Santo Antão é o maior investimento feito nas energias renováveis nesta ilha, que tem estado a receber outros projectos neste domínio, destacando-se o parque, com potência de 80 KWp, instalado no âmbito do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas, financiado através do programa Millenium Challange Account (MCA).
Esta central fotovoltaica está situada também no município do Porto Novo, que é apontado pelo Governo como “um exemplo” em Cabo Verde em matéria de transição energética, com várias localidades electrificadas a partir da energia solar.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar