Santo Antão: Amigos de Amadeu Oliveira organizam evento cultural e passeata em protesto pela sua prisão

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Amigos de Amadeu Oliveira organizam evento cultural e passeata em protesto pela sua prisão
18/07/25 - 01:34 pm

Ribeira Grande, 18 Jul (Inforpress) – Um grupo de amigos do advogado Amadeu Oliveira, preso na Cadeia Central da Ribeirinha, em São Vicente, está a organizar para sábado, 19, uma tarde cultural e passeata, em homenagem ao jurista e para protestar a sua prisão.

Em declarações à Inforpress, a organização recordou que já tinham promovido uma celebração de aniversário para Amadeu Oliveira no ano passado, decidiu voltar a assinalar a data, desta vez por se completarem quatro anos desde a sua detenção.

“Não queremos deixar esta data passar em branco. Vamos realizar uma tarde cultural, com a participação de vários artistas locais, incluindo Arymar, e também uma pequena passeata com batucada, como forma de homenagem ao Amadeu e de protesto contra aquilo que consideramos uma prisão injusta”, explicou um membro da organização que pediu para não ser identificado.

Segundo a mesma fonte, a passeata irá percorrer as principais artérias da cidade da Ribeira Grande e apelam à população para que participe no evento, que pretendem repetir anualmente.

“São quatro anos sem justiça. Consideramos que a sua prisão não foi justa. Com este evento queremos mostrar que não nos esquecemos da pessoa que ele representa para nós, um grande amigo da zona de Ladeira e de Ribeira Grande, e manter viva a discussão sobre o seu caso”, evidenciou.

Amadeu Oliveira, conhecido pelas suas posições críticas em relação ao sistema judicial, foi detido em 2021 na sequência de um processo judicial que continua a suscitar controvérsia na sociedade cabo-verdiana, e cumpre pena de sete anos de prisão.

LFS/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar