Ribeira Grande, 15 Set (Inforpress) – Um total de 1.464 estudantes estão inscritos no maior agrupamento (1) de escolas do concelho, elevando o número de alunos no ano lectivo 2025/26, devido a 63 novos alunos deslocados do agrupamento 3.
O ano lectivo, que arrancou hoje com as aulas em todo o país, vai até o dia 26 de Junho de 2026, com um total de 37 a 38 semanas de aulas e, segundo dados divulgados pela Direcção Nacional da Educação, o ano lectivo 2025-2026 conta em todo o país com 130 mil alunos inscritos nas escolas.
A delegação do Ministério Educação na Ribeira Grande tem cinco agrupamentos escolares no concelho sob a sua tutela e segundo a delegada, Elisabete Santos, cerca de 2.600 alunos e 336 professores estarão nos estabelecimentos de ensino.
O Agrupamento n.º 1 com sede na Escola Secundária Suzete Delgado iniciou o ano “sem sobressaltos”, sendo a principal novidade a recepção dos alunos do 7.º e 8.º ano que antes estudavam na Escola José da Silva (agrupamento 3), que para o presente ano deixou de ter estes dois níveis de ensino na cidade da Ponta do Sol.
À Inforpress, o director do Agrupamento 1, Jorge Ferreira, declarou que, para além dos novos alunos que chegaram, a sede do agrupamento está em fase de trabalhos de pintura, sendo que o edifício central vai receber novas cores (cor verde do uniforme dos alunos), deixando a cor utilizada desde a inauguração do estabelecimento que já leva 30 anos ao serviço da ilha e do concelho.
Adiantou ainda que, para este ano lectivo “a escola beneficiou da instalação de painéis solares no âmbito do programa do Governo de Cabo Verde “Sistemas de Micro-produção em Edifícios Públicos”, trabalhos que ainda estão em fase de execução.
Em relação à medida anunciada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, que proíbe o uso de telemóveis pelos alunos do 1.º ao 8.º ano durante o horário escolar, disse que a medida já é do conhecimento de todos os professores, já foi tema abordado na reunião geral com todos os docentes, sendo que tudo se encontra na normalidade neste arranque do ano lectivo.
As aulas iniciaram-se hoje com foco na “semana cívica”, que é dedicada à promoção de temas actuais da sociedade e do mundo, e que decorre este ano sobre o tema “Cidadania activa e acção climática”.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar