Santo Antão: Agricultores e criadores de gado capacitados em gestão financeira

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Agricultores e criadores de gado capacitados em gestão financeira
17/03/25 - 02:35 pm

Porto Novo, 17 Mar (Inforpress) – Agricultores e criadores de gado na ilha de Santo Antão receberam, nos últimos dias, uma formação em gestão financeira que teve como propósito dotar essas classes de conhecimentos que possibilitam a sustentabilidade dos negócios agrícolas.

Durante a formação, realizada no âmbito do projecto CIRAWA (Estratégias agroecológicas para uma agricultura resiliente na África Ocidental), foram abordados temas considerados essenciais para a sustentabilidade dos negócios agrícolas, mas também a assistência técnica nas parcelas.

Uma nota emitida hoje pela direcção deste projecto revela que a formação permitiu conhecer melhor a realidade da produção local e identificar desafios que se colocam à agricultura e à pecuária.

No final da capacitação foram definidos três passos essenciais para a sustentabilidade dos negócios agrícolas, quais sejam, registo das actividades (vendas e despesas), poupança e a separação dos gastos pessoais dos gastos do negócio agrícola.

Em Cabo Verde, o projeto CIRAWA está presente nas ilhas de Santo Antão e Maio, sendo coordenado regionalmente pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, contando com a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente e de associações locais.

O projecto CIRAWA, financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe, prevê um investimento de 6,9 milhões de euros, abarcando Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Gana.

Em Cabo Verde, este projecto, que abrange as ilhas de Santo Antão e do Maio, tem trabalhado com os agricultores para melhorar a nutrição alimentar, os meios de subsistência e a saúde dos ecossistemas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar