Santo Antão: ADPM inicia programa de empreendedorismo para jovens estudantes nas áreas protegidas

Inicio | Cooperação
Santo Antão: ADPM inicia programa de empreendedorismo para jovens estudantes nas áreas protegidas
20/02/25 - 04:10 pm

Porto Novo, 20 Fev (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), Portugal, está a implementar em Santo Antão um programa de empreendedorismo para jovens estudantes residentes nas áreas protegidas desta ilha, revelou fonte desta organização não-governamental.

Este programa, que se realiza no âmbito do projecto EcoRaízes, visa fomentar o empreendedorismo social, liderança, comunicação assertiva e pensamento estratégico, como forma de despertar os jovens para oportunidades de auto-emprego na área de ecoturismo, explicou a mesma fonte. 

O programa tem uma duração de 30 horas, decorrerá em dois anos lectivos, sendo que neste primeiro ano destina-se aos alunos do 10.º ano e no ano seguinte ao 11.º ano.

Nesta fase, explica uma nota a que a Inforpress teve acesso, se pretende fomentar o espírito empreendedor nos jovens, estimulando competências individuais e em contexto comunitário, de valorização de recursos locais como potencial fonte de rendimento e de sustentabilidade.

O EcoRaízes, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, é um projecto que visa apoiar e reforçar a sociedade civil enquanto promotora do turismo sustentável nas áreas protegidas de Santo Antão e de São Nicolau, como factor de geração de rendimentos para as comunidades locais.

O projecto, co-financiado pela União Europeia e pela cooperação portuguesa, através do Camões, I.P., tem como parceiros as câmaras municipais de Santo Antão e de São Nicolau.

Conta ainda com a colaboração da Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, da Associação de Mulheres do Planalto Leste de Santo Antão e do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar