Assomada, 29 Fev (Inforpress) - O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) comemora o Dia Internacional da Protecção Civil, que se assinala sexta-feira, 01 de Março, com um conjunto de actividades no município de Santa Catarina.
O programa de actividades, segundo uma nota enviada à Inforpress, arranca esta sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Assomada, com debates e recolha de subsídios sobre temáticas como “incêndios rurais e florestais ─ prevenção, combate e responsabilização”, “incêndios em Região Santiago Norte” e “estratégia de prevenção incêndios rurais e florestais”.
Da programação consta ainda intervenções das autoridades municipais e do SNPCB, e entrega de louvores às corporações dos bombeiros.
No sábado, a Praça Central de Assomada receberá um conjunto de actividades como demonstração das manobras de reanimação cardiopulmonar, exposição de meios da protecção civil com demonstração de técnicas de combate a incêndio e extração de vítimas e animação cultural.
O financiamento da protecção civil e bombeiros continua a ser o “calcanhar de Aquiles” da corporação em Santiago Norte e não a tem permitido dar uma resposta de qualidade como é exigido, sobretudo em situação de acidentes, segundo o comandante Regional de Protecção Civil e Bombeiros de Santiago Norte, Amaro Varela.
Tendo em conta que, segundo ele, a protecção civil prima pela prevenção, apontou ainda a falta de meios humanos e materiais como outras “fragilidades”.
A celebração desta efeméride, segundo SNPCB, visa alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida, humana, animal e ambiental, face a ocorrência de acidentes e catástrofes, em particular para os incêndios decorrentes de ações descuidadas que veem deflagrando nas zonas florestais pondo em risco as comunidades e o meio ambiente.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar