Santiago Norte: Plano Verão regista queda nos acidentes de trânsito e zero mortes em relação ao ano anterior (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santiago Norte: Plano Verão regista queda nos acidentes de trânsito e zero mortes em relação ao ano anterior (c/áudio)
14/10/24 - 03:40 pm

Assomada, 14 Out (Inforpress) – O comandante regional da Polícia Nacional em Santiago Norte, Aguinaldo Antunes, fez hoje um “balanço positivo” do plano “Verão em segurança” com destaque para a redução dos acidentes no trânsito em relação ao ano anterior. 

Em entrevista à Inforpress, este responsável explicou que o plano iniciou-se no passado dia 15 de Julho e foi concluído a 30 de Setembro, tendo constatado uma “redução significativa” de acidentes de trânsito e não se registou nenhuma morte, em comparação ao mesmo período de 2023.

O plano, segundo o comandante, visou criar um ambiente de maior tranquilidade para os munícipes, com acções preventivas que abarcavam desde o reforço de patrulhamentos até a intensificação de fiscalizações de trânsito.

O comandante Antunes revelou que, para além da redução nos acidentes, foi possível realizar diversas operações de fiscalização, com patrulhamentos intensificados tanto a pé como com viaturas, durante o dia e à noite, tendo sido abordadas mais de 6.300 pessoas ao longo das operações.

No quadro das operações de fiscalização de trânsito, foram abordadas 2.314 viaturas, e aplicadas coimas no valor de 755 mil escudos.

Além disso, avançou que 24 viaturas foram apreendidas devido a falta de documentação e coimas pendentes e que, no total, foram registados 125 acidentes ligeiros, que resultaram em 72 feridos, mas sem qualquer óbito. “Uma melhoria significativa em relação ao ano anterior”, considerou.

Neste quesito, o comandante elogiou a conduta responsável dos condutores e incentivou a manutenção dessa atitude “prudente” para preservar vidas nas estradas.

No que toca à criminalidade, a Polícia Nacional efectuou várias apreensões de armas, tanto de fabrico convencional quanto artesanal, além de realizar 25 detenções por posse de arma branca, 13 por posse de arma de fogo, e 16 por condução sob efeito de álcool.

A mesma fonte salientou que esse trabalho reforça o compromisso da polícia em garantir a segurança da população de forma preventiva e eficaz.

Aproveitou ainda para apelar à responsabilidade dos cidadãos, sublinhando que a colaboração de todos é essencial para a melhoria contínua da segurança pública e reforçou a importância de uma condução prudente e o respeito às leis de trânsito, afirmando que "a vida das pessoas é fundamental e única".

As actividades abrangeram todas as esquadras da região de Santiago Norte, que inclui São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel, Tarrafal e Santa Cruz.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar