Assomada, 11 Out (Inforpress) – O Governo, através do ministro das Finanças, sublinhou hoje a importância de criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo, particularmente voltado para mulheres e jovens, no âmbito do Orçamento de Estado (OE) 2025.
Olavo Correia falava à imprensa após a conferências de Apresentação Sectorial do OE 2025, realizada hoje, em Santa Catarina de Santiago, reconhecendo que apesar dos avanços notáveis desde 2016, ainda há desafios consideráveis relacionados com o desemprego e o subemprego, especialmente entre esses grupos.
É que, segundo o também vice-primeiro-ministro e ministro do Fomento Empresarial, Cabo Verde formou mais de 50 mil jovens, mais de 15 mil com estágios, criou-se mais de cinco mil unidades de negócio, que quando comparado com o passado o resultado é “extraordinário e altamente positivo”.
Mas, reconheceu que ainda há desafios, sublinhando que há cerca de 20 mil jovens desempregados, e outros 20 mil estão subempregados e cerca de 40 mil que estão fora do ensino, fora da função profissional e fora do mercado de trabalho, em que a maior parte são jovens e mulheres, um “desafio grande e que exige novas abordagens para integrar esses grupos no crescimento económico”.
E, para enfrentar este cenário, o ministro avançou que o Governo está a desenvolver um ecossistema que incentive o empreendedorismo entre jovens e mulheres, promovendo o autoemprego e a criação de novos postos de trabalho.
Este sistema inclui formação profissional, assistência técnica na elaboração de planos de negócios e acesso facilitado ao financiamento, com foco em eliminar burocracias e simplificar processos, cujo objectivo é permitir que os jovens e mulheres criem e expandam os seus negócios com o mínimo de barreiras administrativas.
Uma das inovações mencionadas pelo ministro é a introdução de garantias móveis, permitindo que os bens adquiridos pelos beneficiários sirvam como garantias para os financiamentos, e a criação de um Balcão de Atendimento Público para Jovens e Mulheres, que funcionará de forma digital e permitirá que pedidos de apoio possam ser tramitados remotamente, com respostas garantidas em até 15 dias.
Correia enfatizou que o envolvimento das mulheres e dos jovens no desenvolvimento económico de Cabo Verde é crucial para duplicar o potencial de crescimento do país, considerando que com as medidas adequadas, o país poderá promover o crescimento em áreas como agricultura, pesca, economia digital, serviços financeiros e fintechs, entre outros sectores.
"Queremos uma nação de empreendedores e estamos a criar as condições para que isso aconteça em todas as ilhas de Cabo Verde", afirmou o ministro.
O governante destacou ainda que o OE 2025 dará uma atenção especial ao desenvolvimento das conectividades, à redução dos custos de energia e à melhoria da qualificação do capital humano, factores essenciais para sustentar o crescimento económico impulsionado pelo empreendedorismo.
Este foco no empreendedorismo, especialmente para mulheres e jovens, insere-se numa estratégia mais ampla para combater o desemprego e gerar oportunidades de emprego que assegurem uma vida digna e gratificante para todos os cabo-verdianos.
Segundo Olavo Correia, o compromisso do Governo é que o crescimento económico não deixe ninguém para trás e permita que todos, independentemente da sua origem, tenham as mesmas oportunidades de prosperar.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar