Pedra Badejo, 17 Abr (Inforpress) - Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral de Santiago Norte afirmaram hoje que agricultores de Santa Cruz estão a passar por situação de escassez de água devido à politica “falhada” do PAICV durante os seus 15 anos de governação.
A acusação foi feita pelo porta-voz dos parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD – no poder), no final da visita aos perímetros agrícolas de Laje e Coqueiro, no município de Santa Cruz, para se inteirar dos problemas com a escassez de água e outros constrangimentos que os agricultores dessas duas localidades estão a enfrentar.
“A escassez de água para a agricultura é motivada por duas razões: a primeira é seca severa que tem fustigado o nosso país nos últimos sete anos e a segunda é falhanço de política de mobilização de água para a agricultura promovida pelo PAICV durante os seus 15 anos de governação”, apontou o deputado nacional.
Segundo David Gomes a política de mobilização de água para a agricultura promovida pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) “não deu certo e não teve resultados desejados”, por este partido ter investido exclusivamente nas barragens num país de clima seco como Cabo Verde.
Contrariamente ao PAICV, lembrou que o Governo tem em curso investimento de mais de um milhão de contos em projecto de abastecimento de água para agricultura em Achada Ponta, no município de Santa Cruz, que beneficia ainda São Lourenço dos Órgãos.
“Este projecto vai revolucionar o sector agrário em Cabo Verde, porque vai tornar a agricultura numa actividade mais resiliente e sustentável. Congratulamos com este projecto porque investir na agricultura é investir na segurança nutricional”, perspectivou.
Na ocasião, avançou que vão levar tais preocupações dos agricultores desses dois perímetros agrícolas por acreditar que investir na agricultura é investir no emprego, rendimento e melhoria e qualidade de vida de homens e mulheres de campo.
Além da escassez de água, apontou o empedramento de um poço com água, substituição de acácia por outro tipo de árvore fruteira, por estar a consumir grande quantidade de água, como preocupações dos agricultores dos dois perímetros agrícolas.
Sobre estas situações, apelou à intervenção do Ministério da Agricultura e Ambiente no sentido de ajudar estes homens e mulheres do campo para que possam exercer as suas actividades profissionais com mais dignidade.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar