Santiago Norte vai ter postos de colheita de leite humano até Dezembro – responsável (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santiago Norte vai ter postos de colheita de leite humano até Dezembro – responsável (c/áudio)
19/05/25 - 12:19 pm

Assomada, 19 Mai (Inforpress) – O director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) disse hoje que a Delegacia de Saúde de Santa Catarina e o Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) vão ter, até Dezembro, postos de colheita de leite humano.

João Baptista Semedo falava em declarações à Inforpress, à margem do lançamento da campanha de doação de leite materno e da apresentação do projecto “Recolha de Leite Materno”, no âmbito do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, assinalado hoje sob o lema “Doação de leite humano – um gesto humanitário que alimenta a esperança”.

Segundo o responsável, o evento teve como objectivo sensibilizar todas as estruturas de saúde da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) sobre esta campanha que vai decorrer de Maio a Dezembro, visando identificar o ponto focal de cada estrutura, seguindo-se para formação sobre o processo de recolha, armazenamento e distribuição de leite humano.

Semedo acrescentou que outro objectivo é que, após a campanha, a RSSN venha a ter dois postos fixos de colheita de leite humano até Dezembro de 2025, mais concretamente, na Delegacia de Saúde de Santa Catarina e HRSRV.

“Após a formação vamos arrancar em Junho/Julho com o processo da efectivação da campanha, ou seja, os pontos focais vão ajudar na identificação e consciencialização das mães que estão a amamentar os seus filhos e que tenham excedentes de leite que passam a serem doadoras de leite humano”, indicou o médico.

No entanto, fez saber que antes da implementação dos dois postos fixos de colheita na região, todo o leite recolhido será reencaminhado ao Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto (HAN), na Praia, que servirá de alimentos para as crianças internadas recém-nascidas com baixo peso ou que tenham indicação médica para receberem o leite materno proveniente de outra mãe.

Na ocasião, informou que a RSSN vai contar com o apoio do Banco de Leite do HAN na montagem do projecto “Recolha de Leite Materno”, desde a formação e identificação dos materiais para os dois postos fixos de colheita de leite humano.

No evento, que decorreu na sala de formação da Delegacia de Santa Catarina, foi assinado um termo de compromisso por parte de todas as estruturas da RSSN e o Banco de Leite Humano.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar