
Assomada, 24 Dez (Inforpress) - Algumas lojas e mercado em Assomada, na véspera do Natal, registam aumento dos preços e escassez de alguns alimentos básicos, como ovos, cebola, pimentão, tomate, batata e cenoura, situação que tem gerado descontentamento entre os consumidores.
Segundo vendedores contactados pela Inforpress, o ovo está a ser comercializado a 25 escudos por unidade e 700 escudos por palete, enquanto o tomate e o pimentão custam cerca de 700 escudos.
A batata é vendida a 300 escudos, valores considerados elevados pelos consumidores.
Consumidores ouvidos no local queixam-se do aumento dos preços e da dificuldade em preparar “um almoço de Natal condigno”, sublinhando que a situação é ainda mais complicada para as famílias com baixos rendimentos, que não conseguem comprar os produtos que desejam para a ceia.
“As pessoas querem comer o que gostam no Natal, mas com esses preços fica muito difícil”, disse Vitalina Monteiro, acrescentando que muitos acabam por reduzir a quantidade ou substituir alguns alimentos.
Por sua vez, as vendedeiras afirmam compreender as reclamações dos clientes e admitem sentir constrangimento ao anunciar os preços.
Segundo explicaram, o aumento resulta das chuvas intensas registadas recentemente, que provocaram cheias e causaram prejuízos grandes aos agricultores.
“Perdemos muitos produtos e até terrenos agrícolas por causa das chuvas. Isso fez com que os produtos ficassem mais caros no mercado”, explicou Admilson Varela salientando que a escassez também contribui para a subida dos preços.
Apesar do cenário, vendedores e consumidores esperam que, com a normalização da produção agrícola, os preços possam baixar nos próximos tempos.
DV/AA
Inforpress/Fim
Partilhar