Assomada, 03 Jun (Inforpress) – As comunidades piscatórias de Santiago Norte receberam hoje um camião frigorífico para o transporte de gelo e pescado, com vista a melhorar as condições de trabalho, fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável da pesca na região.
A entrega do veículo foi realizada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante uma visita às localidades de Rincão e Ribeira da Barca, no município de Santa Catarina, esperando-se que o camião venha a beneficiar as comunidades piscatórias de Santa Cruz, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal.
Na ocasião, o chefe do executivo, que se fez acompanhar do ministro do Mar, informou que em Rincão, vão ser feitos investimentos em breve, como um arrastador com sistema de guincho elétrico, para facilitar a entrada e a saída de botes do mar, além de soluções para a questão do gelo e motores para os botes de pesca artesanal.
Já em Ribeira da Barca, o destaque foi para o projecto de construção do porto de pesca, com financiamento do Banco Mundial em aproximadamente 5 milhões de dólares (cerca de 500 mil contos cabo-verdianos).
O lançamento do concurso para a elaboração do projecto será em breve, de seguida lançar-se-á o concurso para a empreitada, e prevê-se, segundo Correia e Silva, que até o início de 2026 arranquem as obras de execução.
Junto da construção do porto, vai ser feita também a requalificação da orla marítima para revitalizar a zona e promover o turismo, além de melhorar as condições de vida dos moradores.
Na área de apoio aos pescadores, a disponibilização da nova viatura com equipamento de frio, segundo a mesma fonte, representa uma resposta imediata às necessidades de transporte e distribuição de gelo às comunidades.
Os dirigentes das associações de cada município já se reuniram para definir um modelo de gestão e distribuição do gelo, de forma a garantir quantidade, qualidade e pontualidade, em benefício dos pescadores e peixeiras de toda a região.
Por seu turno, José Rui de Oliveira, presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras de Ribeira da Barca (APPRB), destacou que o projecto do cais, que vem sendo discutido há anos, representa um grande ganho, com um impacto para a comunidade, assim como as obras de asfaltagem da estrada em curso e a instalação da dessalinizadora que abastece grande parte do município e parte do município de São Salvador do Mundo.
Segundo ele, essas intervenções irão impulsionar a economia local, atraindo turistas e visitantes.
Sobre a nova viatura, Oliveira enalteceu a iniciativa, e afirmou que ela permitirá às comunidades pesqueiras manter o pescado com qualidade e quantidade adequadas até a implementação de um projecto de longo prazo, financiado por um parceiro internacional, que inclui uma máquina de gelo de quatro toneladas com painel solar.
Estes projectos, conforme avançou Ulisses Correia e Silva, integram uma estratégia mais ampla de desenvolvimento, com foco na redução da pobreza, aumento do emprego e melhoria na qualidade de vida dos habitantes de Santiago Norte, promovendo perspectivas de um futuro mais promissor para as comunidades pesqueiras da região.
Para esta quarta-feira, 04, a equipa vai fazer uma visita aos municípios de São Miguel e do Tarrafal.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar