Tarrafal, 11 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal afirmou hoje que a 10.ª edição do Festival de Peixe foi a confirmação de que o evento já é uma marca para a promoção do município e da economia local.
José dos Reis falava à imprensa em modo de balanço do Festival de Peixe que decorreu de 08 a 10 Agosto, no Largo Casa do Pescador, contou com a participação de diversos artistas, talentos locais e uma vasta comunidade que prestigiou o evento.
O autarca destacou o sucesso do festival que surge como uma ferramenta de promoção turística e cultural.
“Esta edição foi a confirmação clara de que o Festival de Peixe já é uma marca forte para o Tarrafal. Além de valorizar a gastronomia baseada em produtos do mar, o evento reforça a identidade do município com o mar, a cultura tradicional e o potencial turístico”, afirmou.
José dos Reis ressaltou que o foi extremamente positivo, pois, mesmo numa semana repleta de outras actividades na região Santiago Norte, houve uma grande participação.
Segundo o autarca, o festival tem-se mostrado uma oportunidade única de promover a economia local, fortalecer o turismo e valorizar as famílias que participam com os seus “stands” de venda de pratos e produtos marítimos.
O autarca avançou que cada rabidante pagou um valor de 12 mil escudos para esses três dias de eventos, o que considerou ser uma taxa simbólica, acreditando que o ganho nestes dias demonstrou o potencial de renda do evento.
Desde a sua primeira edição, em 2015, o Festival de Peixe consolidou-se como um verdadeiro produto turístico do Tarrafal, atraindo visitantes de várias partes da ilha de Santiago, emigrantes e turistas estrangeiros.
Os vendedores também elogiaram o evento, embora apontando a concorrência de vendedores externos que ofereceram grelhados fora do recinto, o que, por vezes, diminui a procura pelos produtos do festival.
Os festivaleiros também atribuíram nota positiva a todos os aspectos do evento, sugerindo que nas próximas edições sejam incluídas acções de sensibilização ambiental, sobre a importância da pesca sustentável e o período de defeso, para garantir a preservação dos recursos marinhos do município.
O Festival de Peixe do Tarrafal segue, assim, “firme na sua missão de celebrar a cultura, a gastronomia e o potencial turístico do município, consolidando-se como uma das principais atracções da região e um importante motor de desenvolvimento para as famílias locais”, finalizou o autarca.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar