Santiago Norte: Municípios dos Órgãos e Santa Catarina associam-se às comemorações do Dia dos Heróis Nacionais

Inicio | Sociedade
Santiago Norte: Municípios dos Órgãos e Santa Catarina associam-se às comemorações do Dia dos Heróis Nacionais
19/01/25 - 06:24 pm

Assomada, 19 Jan (Inforpress) – Os municípios de São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina, em Santiago Norte, associam-se às comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, que se celebra esta segunda-feira, 20, um pouco por todo o país com várias iniciativas.

Em São Lourenço dos Órgãos, a edilidade antecipou as comemorações para hoje e promoveu uma “tarde cultural” com música, dança e poesia, sob o lema “nôs heróis, nôs stória” (os nossos heróis, a nossa história, em português), a realizar-se no Centro Interpretativo “Kintal di nos Djentis”, em São Jorge.

“Num ambiente acolhedor, de muita cultura e conhecimentos, somos todos convidados a celebrar aqueles que se dispuseram a lutar por um Cabo Verde livre e independente, marco incontornável e de crucial importância na nossa história social e política”, lê-se num comunicado de imprensa da autarquia laurentina a que a Inforpress teve acesso.

Já em Santa Catarina, os presidentes da câmara e assembleia municipais, respectivamente, Armindo Freitas e João Brito, vão depositar uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral, sita na Praça Central de Assomada, numa cerimónia a ter lugar às 08:00.

O acto público de homenagem aos heróis nacionais e, em particular, ao grande obreiro da luta de libertação nacional, contará com a presença de uma força do Comando de Santa Catarina da Polícia Nacional, de vereadores, de eleitos municipais, de dirigentes da edilidade, bem como de Combatentes da Liberdade da Pátria.

Nos demais municípios da região Santiago Norte as câmaras municipais, até ao momento, não anunciaram nenhuma actividade.

Amílcar Lopes Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, Guiné-Bissau, filho de pais cabo-verdianos, e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri, antes de ver os dois países (Cabo Verde e Guiné-Bissau) tornarem-se independentes.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar