Assomada, 04 Abr (Inforpress) – Um grupo de 25 jovens de Santa Catarina e do Tarrafal de Santiago vão participar num intercâmbio em Amiens, França, de 06 a 14 de Abril, para conhecer e aprender sobre outras culturas, além da parte desportiva.
Para a preparação desta viagem, a Câmara Municipal de Santa Catarina promoveu um encontro institucional com os membros desportivos do Atlético do Tarrafal e da Escola Técnica Grão-Duque Henri, pois são estes os grupos que vão fazer parte da comitiva, no sentido de discutir os meandros deste intercâmbio.
Em declarações à imprensa, a vereadora responsável pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Catarina, Aureliana Brito, explicou que a cidade de Amiens, no norte da França, tem um protocolo com Santa Catarina, desde 2017 e é neste quadro que vão participar deste intercâmbio cultural e desportivo em França.
Segundo a mesma fonte, os estudantes que vão participar deste intercâmbio cultural, pretendem levar um pouco da cultura cabo-verdiana, mas também actividades relacionadas com o desporto, acoplado à oportunidade de vivenciar outra cultura e de fazer intercâmbio cultural com jovens franceses.
Aureliana Brito salientou que, durante esses dias, vão ser realizadas várias actividades, nomeadamente, visitas aos museus e aos monumentos históricos da cidade de Paris e de outras cidades da França.
Por seu turno, o representante da associação cabo-verdiana de Amiens, Vladimir Borges, explicou que esta parceria começou em 2005, com pequenos projectos e depois, com o tempo, com a participação da Câmara Municipal de Santa Catarina, da Escola Técnica Grão-Duque Henri e de outros parceiros, conseguiram fazer vários projectos ligados à água, à saúde e à educação.
Este representante demonstrou a sua satisfação em relação aos resultados alcançados que, agora, dentro deste novo e mais amplo projecto, leva 25 jovens dos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal de Santiago à França para um intercâmbio cultural.
Guenilson Freire, aluno do 11.º ano da Escola Técnica Grão-Duque Henri, demonstrou a sua satisfação por esta oportunidade, considerando que esse intercâmbio tem como objectivo reforçar as actividades de parceria entre Cabo Verde e Amiens, e que na qualidade de aluno, pretende trazer conhecimentos de monumentos históricos de Amiens, como de outras cidades na França, mas também de praticar a língua francesa.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar