Santiago Norte: Gilson Cardoso desiste de concorrer à liderança da Comissão Política Regional do PAICV

Inicio | Política
Santiago Norte: Gilson Cardoso desiste de concorrer à liderança da Comissão Política Regional do PAICV
06/01/25 - 04:01 pm

Pedra Badejo, 06 Jan (Inforpress) – O presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, Gilson Cardos, confirmou hoje à Inforpress a desistência de se candidatar à liderança da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte para apoiar a actual presidente Carla Carvalho.

 “(…) Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), realizado este fim-de-semana, assumi perante o partido e a actual direcção da CPR de Santiago Norte, a desistência da minha candidatura à presidência da CPR do PAICV em Santiago Norte, por amor ao PAICV e à causa do meu Partido”, justificou Cardoso.

“Entendo que neste momento em que o presidente do partido, Rui Semedo, deixa a liderança do PAICV, depois de um excelente trabalho em que todos orgulhamos e aplaudimos, o Partido não deve e não pode passar por um processo de disputa ou de divisão. Acredito que este é um momento de entendimentos, de junção de forças, de concentração de ideias e visão, por um Partido mais forte e preparado para os desafios que se avizinham”, acrescentou.

Por tudo isso, adiantou que já expressou perante a Comissão Nacional do PAICV a retirada da sua candidatura para apoiar a candidatura da deputada nacional e actual presidente da estrutura, Carla Carvalho.

Cardoso, que aproveitou para agradecer todos os que declararam apoio à sua candidatura, notou ainda que a sua desistência se deveu ao facto de o momento pelo qual o partido passa que, segundo ele, é de “unificação, de renovação e principalmente um momento de junção”.

 “Entendo que o momento é de união, por um PAICV mais forte e mais unido, mas também que é um momento de unirmos forças, para que PAICV volte a ser o partido do povo e de Santiago Norte”, conclui.

Com esta desistência, segundo informação avançadas à Inforpress por uma fonte do partido, Carla Carvalho lidera a única lista candidata aos novos órgãos regionais do PAICV.

Além do presidente e os membros da CPR do PAICV em Santiago Norte, os militantes vão ainda eleger os membros da Comissão de Jurisdição e Fiscalização, para um mandato de três anos.

“Após três anos de mandato, a Comissão Política Nacional deixou directrizes no sentido de todos os órgãos regionais e sectoriais do partido com mandato expirado realizarem eleições antes do congresso do partido, que será marcado na próxima reunião do Conselho Nacional a ter lugar nos dias 04 e 05 de Janeiro de 2025”, lê-se numa nota de imprensa.

De acordo com a Comissão de Jurisdição e Fiscalização (CRJF –SN) as candidaturas para os órgãos devem ser entregues até o dia 11 de Janeiro de 2025, ou seja, 15 dias antes da realização das eleições directas.

Após as eleições de 01 de Dezembro, o PAICV passa a gerir quatro câmaras municipais em Santiago Norte, quais sejam, Santa Cruz, Tarrafal, São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina, sendo estas duas últimas recuperadas depois de oito e 16 anos sob liderança do MpD, respectivamente.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar