Assomada, 10 Jan (Inforpress) – O comandante regional da Polícia Nacional em Santiago Norte, Aguinaldo Antunes, fez hoje um "balanço positivo” do Plano Operacional Natal e Ano Novo em Segurança, apontando uma redução de 16% das ocorrências em relação ao ano passado.
Em declarações à Inforpress, Aguinaldo Antunes relembrou que o plano decorreu no período compreendido entre 10 de Dezembro de 2024 a 05 de Janeiro de 2025, e englobou a ordem pública, o trânsito rodoviário, o comércio seguro e a segurança das pessoas e dos seus bens.
Em relação a dados, avançou que a nível de ordem pública, a PN efectuou revistas em 652 pessoas, fez a identificação 122 indivíduos e deteve, para apresentação ao Ministério Público, 67 pessoas e, destes, a oito foram aplicadas a prisão preventiva como medida de coacção.
Quanto aos crimes contra pessoas, segundo Aguinaldo Antunes, em Santiago Norte a PN registou 93 crimes, sendo 11 crimes de violência baseada no género (VBG), entre outros, como crimes de injúria, ofensa corporal, posse ilegal de armas, destacando que foram apreendidas 28 armas brancas, cinco armas de fogo, 14 munições, 17 embrulhos de estupefaciente, entre os quais haxixe e padjinha.
Já em relação aos crimes contra património, foram registados 52 crimes, nomeadamente furtos em propriedades agrícolas, roubo em pessoas, casos de danos, abuso de confiança, furtos em residências, entre outros.
A nível do trânsito, sublinhou que foi feita a fiscalização de 4.141 viaturas, aplicadas coimas no valor de 1.495 mil escudos, assim como a apreensão de 32 viaturas por motivos diversos, 10 ciclomotores e nove motociclos.
Ainda, no vertente trânsito, a PN submeteu 108 condutores ao teste de álcool, deteve 15 condutores por condução sob efeito do álcool e de seis pessoas por condução sem habilitação e registou dois acidentes com vítimas mortais.
Este plano, segundo a mesma fonte, contou com 162 agentes, de todas as seis esquadras, nas ruas dia e noite (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal) e teve como objectivo transmitir o sentimento de segurança à população e diminuir ao máximo as ocorrências criminais na época festiva.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar