Assomada, 26 Mar (Inforpress) – O vereador da Juventude e Emprego da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago) anunciou hoje o lançamento, a partir de Maio, de um programa de empreendedorismo jovem denominado “Empreender Santa Catarina”, orçado em 3.000 contos.
Carlos Pereira fez este anúncio em declarações à Inforpress, à margem da conversa aberta entre a edilidade e jovens santa-catarinenses, intitulada “Empreendedorismo jovem ganhos e incertezas”, momentos que serviu para recolher subsídios para fechar o referido programa com estes jovens empreendedores.
“Empreender Santa Catarina” é um programa direcionado para os jovens santa-catarinenses, cujos critérios claros e transparente vão levar em conta a questão da idade, pessoas a serem beneficiadas, que ideias ou projectos concretos que pretendemos apoiar e financiar, inicialmente, a fundo perdido”, explicou o também vereador da Formação Profissional e Inclusão.
O autarca acrescentou ainda que pretendem ainda com esta iniciativa combater o fluxo migratório, criminalidade e consumos de álcool e outras drogas, ou seja, todos os factores desviantes.
Segundo disse, nesta primeira fase o projecto financiado a 100 por cento (%) pela edilidade santa-catarinense, no âmbito do orçamento municipal, pretende financiar projectos de jovens, sobretudo mulheres nas áreas da agricultura, pecuária, turismo e economia informal.
“De momento, já temos 70 % do programa elaborado, nomeadamente logotipo e critérios de seleção. No entanto, como somos uma câmara quer implementar programas auscultando, realizamos esta conversa aberta entre autarquia e jovens para nos permitir recolher subsídios credíveis, e que vão ao encontro das aspirações e ambições dos jovens”, assegurou Carlos Pereira.
Ou seja, ajuntou, o município liderado por Armindo Freitas quer que os jovens se sintam parte deste e outros programas, destinados a esta faixa etária.
Na ocasião, avançou que a autarquia já dispõe de uma Gabinete de Empreendedorismo e Inovação para dar todo suporte aos jovens empreendedores, sobretudo no que diz respeito aos parâmetros dos projectos, planos de negócios, e consultoria.
O evento, que teve como palco Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi presidido pelo presidente da autarquia, Armindo Freitas.
A conversa aberta foi ministrada pelo professor Aristides Vaz, que abordou as temáticas como “ganhos do empreendedorismo jovem” e “incertezas e desafios do empreendedorismo”.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar