Assomada, 01 Jan (Inforpress) – A primeira criança nascida no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, no ano de 2025, é uma menina, nascida às 05:31 conforme a enfermeira de serviço na maternidade, Esandra Fernandes.
Segundo avançou à imprensa a porta-voz, a criança veio ao mundo de eutócico, ou seja, de parto normal e sem o uso de instrumentos, com 2,895 quilogramas e tanto a mãe como a bebé Flávia da Silva se encontram bem.
A parturiente Cintia da Silva, de 21 anos, diz ter outro filho, mas mesmo assim não escondeu a alegria de ter nos braços a Flávia, pois, conforme reconheceu, “filho é sempre uma bênção”.
Na Urgência do HRSRV, conforme informações avançadas à imprensa, a noite foi “tranquila” e o ambiente neste momento é de “serenidade”.
Também a Polícia Nacional não registou quaisquer incidentes anormais durante a noite de passagem de ano na região Santiago Norte, segundo o comandante da Polícia Nacional da região Santiago Norte, Aguinaldo Antunes, que considerou que o momento foi marcado por “muito civismo” das pessoas em todos os concelhos da região norte da ilha de Santiago.
“Tivemos poucos registos de ocorrências, mas a PN fez o seu trabalho preventivo para levar às pessoas segurança nesse período”, disse o comandante, especificando que a nível de ordem pública a PN fez identificação em 43 pessoas, deteve quatro para apresentação ao Ministério Público, sendo um por condução ilegal e três por condução sob efeito do álcool.
Igualmente, realçou que foi realizado operação stop a nível do trânsito de forma preventiva e com sensibilização aos condutores e a PN efectuou fiscalização em 214 viaturas, submeteu 45 condutores ao teste do álcool, no qual foram encontrados os três condutores com uma taxa elevada, desencadeando assim nas suas detenções.
Este responsável da PN relembrou que se encontra em andamento a “Operação Natal e Ano Novo”, que arrancou a 10 de Dezembro e culmina a 05 de Janeiro de 2025 e engloba a ordem pública, o trânsito rodoviário, comércio seguro e segurança das pessoas e dos seus bens.
Este plano conta com 162 agentes, de todas as seis esquadras, nas ruas dia e noite (Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal) e tem como objectivo transmitir o sentimento de segurança à população e diminuir ao máximo ocorrências criminais nessa época festiva.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar