Santa Catarina: Presidente da Assembleia Municipal confere posse aos novos eleitos da CRE

Inicio | Política
Santa Catarina: Presidente da Assembleia Municipal confere posse aos novos eleitos da CRE
12/04/24 - 08:04 pm

Assomada, 12 Abr (Inforpress) - O presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura, conferiu hoje posse, em Assomada, a dois novos membros da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) de Santa Catarina reforçando a missão e a responsabilidade desta comissão.

No seu discurso, o dirigente considerou o momento “crucial” para a democracia, sublinhando que os membros têm uma “importante tarefa” em garantir que o processo eleitoral seja justo, transparente e acessível a todos os cidadãos.

Relembrou que a CRE tem como propósito garantir que o registo dos eleitos seja preciso e justo, actualizando regularmente as listas de eleitores e garantindo que todos os cidadãos elegíveis tenham oportunidade de se registrar e votar.

Lembrou, igualmente, que a importância da comissão “reside em assegurar a integridade do processo eleitoral, ou seja, garantir que as eleições sejam conduzidas de maneira justa, transparente e livre”.

Para isso, Eurico da Moura destacou que é preciso garantir que apenas os eleitores elegíveis possam votar, que o registo de eleitores seja exacto, os procedimentos de votação sejam precisos e reflectem a vontade dos eleitores.

“Em suma, é garantir a confiança do sistema eleitoral e proteger a democracia dos cidadãos, por outro lado, afirmar a participação democrática, isto é, envolvimento activo dos cidadãos no processo político e na tomada de decisões da comunidade, seja através do voto, engajamento em debates políticos, ou contribuições para políticas públicas”, elencou, pedindo a cada um que desempenhe as suas funções com integridade, imparcialidade e dedicação.

Por seu turno, o presidente eleito, Marcelino Alves, agradeceu a confiança, e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, para continuar a alcançar bons resultados.

A comissão é composta por cinco elementos, onde três integravam a composição anterior e dos dois novos, um era suplente na anterior composição.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar