São Filipe, 19 Fev (Inforpress) – As obras da construção de 12 casas de pescadores na Baía de Fajã, município de Santa Catarina do Fogo, serão concluídas dentro de três meses, após o desembolso de 30 por cento (%) à empresa local.
O contrato de empreitada para construção das 12 casas dos pescadores foi celebrado na sexta-feira, 16, entre o presidente da câmara, Alberto Nunes, e a empresa Construção Irmãos Miranda SU Lda.
“A obra está orçada num valor aproximado de oito milhões de escudos e o prazo de execução é de 75 dias a contar da data de consignação da obra e desembolso de 30 % do contrato”, destacou o edil de Santa Catarina na página oficial da câmara, sublinhando que o projecto de é financiado pelo Governo, através do Fundo da Sustentabilidade Social para o Turismo e o Fundo Autónomo das Pescas, em parceria com a autarquia.
“Este empreendimento marca o início da primeira fase do ambicioso projecto de desenvolvimento em Baía de Fajã, contribuindo para o bem-estar e sustentabilidade dos pescadores locais”, referiu.
A construção da Casa do Pescador de Fajã enquadra-se no projecto “3Baias” que visa criar infraestruturas de apoio à pesca nas baías de Alcatraz, Fajã e Forapó.
A baía de Alcatraz já foi contemplada com a primeira fase do projecto e vai-se avançar com a segunda fase, seguindo depois a construção das infraestruturas de Fajã e posteriormente de Forapó, segundo a mesma fonte.
Com relação a baía piscatória e turística de Alcatraz, o projecto contempla a construção de um arrastadouro e abrigo para embarcações de pescas, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado, assim como a casa dos pescadores, a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho a esta baía, rede de adução de água.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar