Santa Catarina: Autarquia com leque de actividades para assinalar o Dia Mundial da África

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Autarquia com leque de actividades para assinalar o Dia Mundial da África
19/05/24 - 07:05 pm

Assomada, 19 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina, através do Gabinete de Apoio à Migração e com o apoio da Alta Autoridade para a Imigração, tem em andamento um conjunto de actividades para assinalar o Dia Mundial da África.

Para assinalar este dia, comemorado a 25 de Maio, a directora do gabinete, Elisângela Leal, explicou que hoje estão a realizar o final de um torneio de futebol entre as comunidades, que contou com a participação de quatro países, nomeadamente Cabo Verde, Senegal, Guiné Bissau e Serra Leoa, com o intuito de promover a integração dos imigrantes africanos em Santa Catarina, através do desporto.

Nesta agenda de actividades avançou que vão ser realizadas várias actividades culturais, e deixou “um forte apelo” às comunidades para participarem e apresentarem as suas cultura, gastronomia e artesanato, numa feira multicultural que se encontra agendada para os dias 24 e 25 de Maio, na praça central de Assomada.

Ainda para o dia 25 prevê-se a realização de uma Feira de Saúde, junto ao Mercado Municipal, em Achada Riba, com serviços de triagem, como medição de tensão arterial, glicemia e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), realização de testes de despistagem de sífilis, hepatite, HIV, consulta de clínica geral e uma palestra de sensibilização sobre saúde mental e segurança alimentar, para além de uma mega-aula de ginástica.

Sobre as maiores preocupações que têm recebido no gabinete, a responsável evidenciou que continua sendo a questão da documentação, mesmo que não seja um assunto da alçada da autarquia, mas que a câmara tem feito um trabalho conjunto com a Alta Autoridade para a Imigração no sentido de minimizar estes constrangimentos.

O presidente da Plataforma das Comunidades Africanas em Santiago Norte, Moussa Diao, enalteceu a organização das actividades, realçando que na região os imigrantes africanos sentem-se “bem integrados” e a comemoração deste dia em Santa Catarina já é anual, surgindo como um “afirmar e confirmar” da boa convivência entre esses povos.

Aliás, reforçou que isto é uma demonstração da “boa integração” da comunidade africana em Cabo Verde.

No quadro das preocupações ressaltou que sempre existem, mas reconheceu que são poucas e muitas delas são particulares e que com a colaboração das entidades locais e regionais têm sido resolvidas de forma paulatinamente.

MC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar