Santa Cruz: Segundo dia do festival “1 concelho 3 ritmos” dedica programação ao funaná

Inicio | Cultura
Santa Cruz: Segundo dia do festival “1 concelho 3 ritmos” dedica programação ao funaná
29/03/25 - 05:50 pm

Pedra Badejo, 29 Mar (Inforpress) – O segundo dia da edição 2025 do festival temático “1 Concelho 3 ritmos”, na Praça Katchás, em Porto Acima, no município de Santa Cruz (Santiago), prossegue hoje com uma programação dedicado aos nomes sonantes do funaná.

Depois de receber actuações de 14 grupos de batuco de vários municípios da ilha de Santiago, o festival temático, que arrancou na noite desta sexta-feira, 24, reserva a programação deste sábado ao funaná, homenageando Katchás e Sema Lopi.

Para hoje, segundo dia, são chamados ao palco a partir das 18:30, vários nomes sonantes deste ritmo como Mixibiote Riba Mundu, Tiu e Daniel, Grupo Lopi, Herança Sema Lopi, Fidjus Matinhu, Titiu di Belo, Santus Nhu Pretu, Nato Simas, Benvas D’Strong, Tony Tosh (Tulipa Negra) e Mário Lúcio.

Para domingo, 30, terceiro e último dia, à semelhança dos anos anteriores, vai haver o desfile de tabanka a partir das 10:00 no percurso Salina – Paços do Concelho, com participação de grupos deste ritmo da ilha de Santiago.

O evento, que se realiza no âmbito das actividades do “mês da cultura da cidade de Pedra Badejo” e para comemorar os 54 anos da criação do Município de Santa Cruz, tem como principal objectivo homenagear e valorizar os artistas e fazedores de cultura, em especial os destes três géneros musicais, que são patrimónios culturais imateriais de Cabo Verde.

As actividades iniciaram-se no dia 01 de Março e terminam a 31 do mesmo mês e da programação constam várias actividades, nomeadamente, música, exposições e literatura.

Este ano, o município liderado por Carlos Silva ambiciona internacionalizar este festival temático como um produto cultural e turístico, para promover o município como um destino de referência para os amantes da música tradicional.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar