Pedra Badejo, 02 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro reuniu-se hoje com a comunidade piscatória de Santa Cruz, a quem apresentou um conjunto de medidas e soluções destinadas a impulsionar o sector pesqueiro no município e aumentar os rendimentos dos pescadores e peixeiras.
Ulisses Correia e Silva assumiu o compromisso do Governo com o desenvolvimento sustentável do sector pesqueiro, numa conversa com os pescadores de Santa Cruz, após uma visita ao cais de pesca e à unidade privada de produção de gelo "Mar e Terra", co-financiada pelo Fundo Autónomo das Pescas para a transição energética.
Durante o encontro, realizado no Centro Técnico Social de Santa Cruz, o chefe do executivo ouviu as principais reivindicações dos pescadores e peixeiras, e garantiu que serão criadas as condições para o acesso a equipamentos essenciais, como motores, com condições facilitadas de pagamento.
Quanto à fibragem dos botes, informou que já há um trabalho avançado, nesta matéria e neste momento restam cerca de 20 embarcações na fila de espera, mas que vão ser contempladas, numa iniciativa do Ministério do Mar para garantir maior segurança e durabilidade às embarcações de pesca artesanal.
Outra prioridade apontada por Ulisses Correia e Silva foi o desassoreamento do cais, que dificulta a atracagem de barcos de maior porte e de pesca semi-industrial.
Segundo o Ulisses Correia e Silva, além do desassoreamento do cais, há planos de expansão do porto de Santa Cruz, com investimentos voltados a receber embarcações de maior porte, para promover uma transição mais eficiente para a pesca semi-industrial.
Para o primeiro-ministro, essa evolução aumentará a capacidade de captura, o emprego e os rendimentos do sector.
No que diz respeito ao financiamento, o Governo apresentou diversos instrumentos de apoio, incluindo microcréditos, acesso ao Fundo de Apoio à Pesca, o Banco Jovem Mulher (com restrição de idade), além de linhas de crédito com condições favoráveis e garantias de até 80 por cento (%), bonificação de taxas de juros e facilidades para micro, pequenas e médias empresas e empreendedores do sector.
Ulisses Correia e Silva comprometeu-se, ainda, a trabalhar para o reforço dos esforços em disponibilizar informação e assistência técnica através de parcerias com a associação de pescadores e mulheres peixeiras, para que os beneficiários tenham acesso às linhas de crédito e aos instrumentos de apoio de forma mais eficiente.
Por seu turno, o presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras de Santa Cruz, Francisco Veiga, destacou os desafios enfrentados pelo sector, com destaque para a falta de motores.
Igualmente, apesar das dificuldades, este dirigente informou que o sector está em fase de transição da pesca artesanal para a semi-industrial, mas defende que o momento seja de avançar para a pesca industrial, para ampliar as possibilidades de pesca e de geração de renda.
Este encontro, onde também esteve presente o ministro do Mar, para o chefe do Governo, é o reafirmar do compromisso do seu executivo em apoiar o sector pesqueiro de Santa Cruz e de Cabo Verde como um todo, com vista a promover o desenvolvimento sustentável, a modernização das embarcações e a melhoria das condições de trabalho e rendimento dos pescadores.
Para esta terça-feira, 03, a equipa vai fazer uma visita ao município de Santa Catarina, em concreto às localidades de Rincão e de Ribeira da Barca, onde vai ser assinado o termo de entrega simbólica de um camião frigorífico destinado ao transporte de gelo e pescado, beneficiando as comunidades de Santa Cruz, Rincão, Calheta e Ribeira da Barca.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar