Santa Cruz: Jorge Carlos Fonseca sublinha papel dos jovens na defesa da Constituição e da democracia

Inicio | Política
Santa Cruz: Jorge Carlos Fonseca sublinha papel dos jovens na defesa da Constituição e da democracia
24/09/25 - 04:23 pm

Pedra Badejo, 24 Set (Inforpress) – O ex-presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, defendeu hoje que a juventude cabo-verdiana deve assumir um papel central na preservação da democracia e na valorização da Constituição, cada vez mais invocada no debate público e nas lutas sociais.

O antigo chefe de Estado intervinha numa palestra realizada em Santa Cruz, sob o tema “Constitucionalismo, Democracia e Cultura Constitucional em Cabo Verde”, organizada pela câmara municipal.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, se no passado a Constituição era pouco utilizada como referência jurídica e política, hoje ela é convocada “por todos e para tudo”, desde magistrados e advogados até movimentos sociais e cidadãos comuns.

“Essa invocação mostra a força normativa da nossa lei fundamental, mas também a necessidade de consolidarmos uma verdadeira cultura constitucional”, disse, lembrando que cabe sobretudo às novas gerações resistir a tentações autoritárias e defender as liberdades conquistadas.

O ex-Presidente alertou ainda que, em tempos de incertezas globais e crises democráticas em várias regiões do mundo, Cabo Verde deve reforçar a confiança no Estado de direito e na Constituição como garantia da liberdade e da justiça social.

Segundo o palestrante, a Constituição de 1992 ganhou uma “força normativa incontornável” na vida política e social cabo-verdiana, e hoje, é invocada em greves, manifestações, decisões judiciais e reivindicações de cidadãos.

“Somente sociedades livres, de mulheres e homens livres, podem gerar progresso social, económico e cultural. Os jovens devem ser os primeiros a defender a democracia e a Constituição contra tentações autoritárias”, frisou.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar