Santa Cruz: Câmara municipal realiza a primeira edição do programa "Educação em Foco"

Inicio | Sociedade
Santa Cruz: Câmara municipal realiza a primeira edição do programa "Educação em Foco"
05/04/25 - 09:54 pm

Pedra Badejo, 05 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz, através do Pelouro da Educação, realizou neste sábado a primeira edição do programa "Educação em Foco", com o objectivo de estar mais perto das famílias e combater os flagelos sociais.

Em declarações à imprensa, a vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Ângela Vanusa Ramos, explicou que este programa pretende criar um novo espaço de debate e reflexão sobre os desafios e oportunidades na área da educação e esta primeira edição foi realizada na escola básica de Chão da Silva.

Baptizado com o tema "Pensar a Educação: Três Olhares, Uma Missão", avançou que este evento reunirá diferentes perspectivas sobre o ensino e o seu impacto na sociedade, promovendo um diálogo enriquecedor entre educadores, estudantes e a comunidade.

Segundo esta responsável, neste mandato, a autarquia elegeu como um dos principais focos as famílias e também trabalhar na educação em todos os ângulos, com vista a combater os males sociais que têm assolado toda a sociedade. 

Nesta primeira edição, estiveram reunidos pais e encarregados de educação, professores e autoridades, com o intuito de pensar na educação como um bem comum e uma potente ferramenta para gerar a mudança.

Diante das diferentes problemáticas sociais que assolam o município como o abandono escolar, a gravidez precoce, o uso do álcool e outras drogas, a vereadora avançou que a edilidade entende que o problema se encontra na base, ou seja, na família e a autarquia tem de fazer algo para mudar ou melhorar este cenário.

“Se as famílias estão bem estruturadas teremos uma sociedade mais bem estruturada, as escolas funcionam melhor e todas as outras estruturas da sociedade”, considerou, avançando que esta reflexão foi feita hoje no centro, mas que também vão levar este programa para o Sul e Norte do município, trabalhando primeiramente com a sensibilização.

Os pais e encarregados de educação presentes enalteceram esta iniciativa e consideraram que este trabalho e este combate deve ser feito num contexto de djunta mon (juntar as mãos), e exortam as famílias a cumprirem o seu dever, pois todos estão cientes dos problemas por que passa a sociedade e do papel de cada um.

A primeira edição do programa educação em foco contou com a actuação de grupos de batucadeiras e a intervenção de três palestrantes.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar