Assomada, 01 Jul (Inforpress) – As obras no âmbito do projecto de valorização ambiental de Achada Leite e Charco, orçadas em 29 mil contos e que visam trazer nova dinâmica a essas comunidades, já arrancaram, conforme informou o Governo.
Numa nota de imprensa do Ministério do Turismo, informa-se que a primeira intervenção vai contemplar a construção do Miradouro “Pilon di Nhor Des”, requalificação da trilha Achada Leite à Águas Belas, orçado em cerca de 14.255 mil contos.
Já a segunda fase, inclui a requalificação do Tanque “Labada Riba”, da trilha e pontos de descanso do percurso Charco à Labada Riba e construção de escadaria de acesso à Águas Belas no valor de 14.644 mil contos.
No acto do lançamento do projecto, no passado mês de Abril, o ministro, José Luís Sá Nogueira, avançou que estas duas localidades são muito isoladas e o projecto de requalificação vai torná-las mais atractivas, não só para servir a população, mas também para atrair turistas com curiosidade de conhecer as aldeias rurais.
Na ocasião, informou que será executado entre 2025 a 2026 e que além da parte de requalificação das localidades, vai trabalhar na capacitação dos beneficiários, fomento empresarial e educação ambiental, intervenções nas casas das famílias, entre outras, para dotar as casas, famílias e localidades de todas as condições para receber turistas e visitantes.
O projecto é financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes, enquadrado nas rúbricas do Fundo do Turismo, e a coordenação e fiscalização a nível local será liderada pela Unidade de Gestão do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais (PVTAAR) em articulação com o gabinete técnico da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago.
Essas duas aldeias fazem parte das 18 aldeias do PVTAAR, financiadas pelos fundos do Turismo e do Ambiente.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar