Santa Catarina: Implementação do projecto horta escolar em Ribeira da Barca tem sido um sucesso – responsável (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Implementação do projecto horta escolar em Ribeira da Barca tem sido um sucesso – responsável (c/áudio)
31/10/24 - 02:48 pm

Assomada, 31 Out (Inforpress) – O sub-director administrativo do Agrupamento Escolar N.º 5 de Ribeira da Barca, Adilson de Brito, considerou hoje que a implementação do projecto horta escolar nesse estabelecimento de ensino do município de Santa Catarina (Santiago) tem sido um sucesso.

“A horta escolar tem sido um sucesso e tem contribuído para a melhoria da dieta alimentar, saúde e aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou à Inforpress Adilson de Brito, que também é responsável por este projecto inaugurado em Fevereiro deste ano.

Para aquele responsável, este sucesso deve-se não só pelos frutos que têm colhido na horta, mas, também por ser um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos.

O professor acrescentou que este projecto social tem um espaço pedagógico, sobretudo para a disciplina de Ciências Integradas, onde vão sensibilizar os alunos sobre a protecção ambiental, saber produzir e para conhecerem melhor a vida.

Outrossim, notou que com a implementação deste projecto financiado em cerca de cinco mil contos, pelas associações Impact CV e Avenir Cap Vert, os alunos deste agrupamento escolar têm tido conhecimento melhor sobre as plantas e outros conteúdos programáticos existentes na escola ali mesmo.

É que, conforme lembrou, antes realizavam visitas de estudo para outras localidades ou municípios no âmbito das actividades pedagógicas.

“Hoje não há necessidade de deslocação para visitas de estudo a longa distância, e com isso estamos a ganhar mais tempo. O tempo que outrora os alunos gastavam na deslocação, hoje é suficiente para explorarem a horta e para consolidarem as matérias nas salas de aula”, congratulou-se.

A horta escolar, assegurou vai continuar a apostar em produtos de ciclo curtos, sobretudo legumes, que vão ajudar a melhorar a dieta dos educandos.

Adilson de Brito, que também é coordenador pedagógico do 1º ciclo (1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade) do Ensino Básico Obrigatório (EBO), adiantou que vão, igualmente, apostar em árvores frutíferas, como papaieira e bananeira.

Na ocasião, informou que em caso de excedente fornecem os produtos à escola de Charco, e os armazenam nas duas arcas congeladoras existentes na escola.

Por outro lado, Adilson de Brito avançou que pretendem ainda vender os produtos em caso de excedente a um preço acessível, visando os ajudar na aquisição das sementes e outros equipamentos para continuidade do referido projecto social.

“O projecto da horta escolar tem sido um sucesso, mas, no entanto, temos desafios a vencer, como, por exemplo, a cobertura do espaço por forma a evitar invasão de gafanhotos, problema que enfrentamos durante a época das chuvas”, enfatizou o professor.

O Agrupamento Escolar Nº V de Ribeira da Barca conta com 399 alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade, orientados por 28 professores.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar