Santa Catarina do Fogo: Câmara prepara programa para assinalar 20 anos da criação do município

Inicio | Política
Santa Catarina do Fogo: Câmara prepara programa para assinalar 20 anos da criação do município
22/05/25 - 10:25 am

São Filipe, 22 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo está a preparar uma programação “especial e abrangente” para celebrar os 20 anos da criação do município, disse hoje à Inforpress o presidente da edilidade, Manuel Teixeira.

O objectivo, segundo o autarca, é valorizar a trajetória do concelho, homenagear figuras marcantes da cultura, desporto e de outras áreas, assim como promover um debate estratégico sobre o passado e futuro do mais jovem município da ilha do Fogo.

"Queremos fazer das comemorações uma oportunidade para reconhecer o percurso feito, valorizar quem contribuiu para este caminho e, acima de tudo, projectar o que queremos para Santa Catarina nos próximos 20 anos", afirmou.

Entre as iniciativas previstas estão homenagens a “personalidades ilustres” do município, como os artistas Sany Boy e Michel Montrond, por exemplo, bem como a organização de fóruns temáticos que resgatem a história política e administrativa do concelho.

Um dos momentos altos, segundo Manuel Teixeira, será a realização de uma mesa-redonda em que serão convidados a participar todos os ex-presidentes da câmara e da assembleia municipal, desde a gestão de Eugênio Veiga (1992 a 2005), passando pela gestão de João Aqueleu Barbosa Amado (de 2005 – Comissão Instaladora – a 2016), Alberto Nunes (2016 a 2024) e a actual gestão, para reflectir sobre os avanços e os desafios enfrentados.

Além das cerimónias oficiais, a programação aposta fortemente na descentralização das actividades culturais e económicas e, no dizer do edil Manuel Teixeira, o objectivo é "levar a festa para além do palco da música" e promover noites de morna, tocatinas, feiras de agronegócio, saúde e artesanato em diferentes pontos da cidade e do município com participação da população e dos operadores locais para dinamizar a economia durante o período festivo.

O presidente da câmara avançou que uma experiência de feira-piloto foi realizada na localidade de Roçada por ocasião de 13 de Maio e que será aproveitada para um evento de maior escala na programação da comemoração dos 20 anos da criação do município.

A ideia, explicou Manuel Teixeira, é de incluir a diáspora de Santa Catarina na comemoração e no processo de desenvolvimento do município, e, por isso, está programada uma visita oficial aos Estados Unidos da América para o dia 26 de Julho.

Durante a estada, Manuel Teixeira pretende reunir-se com a comunidade emigrante de Santa Catarina e não só, nas cidades de Brockton, Boston e arredores e promover uma noite de angariação de fundos, além de reforçar os laços com a Associação dos Emigrantes de Santa Catarina nos Estados Unidos.

“A viagem servirá para partilhar a nossa visão para Santa Catarina, captar apoios e estabelecer novas parcerias. Muitos emigrantes querem colaborar, incluindo artistas que estão dispostos a vir sem qualquer cachê, apenas pelo amor à terra”, destacou o autarca.

O programa comemorativo será promovido na altura do Dia do Município de Santa Catarina do Fogo, que se celebra a 25 de Novembro, embora a data da criação do município e da instalação da comissão instaladora aconteceu entre Março e Julho de 2005.

A opção da celebração dos 20 anos por ocasião do Dia do Município é, adiantou Manuel Teixeira, garantir maior visibilidade e participação, inclusive dos emigrantes que se deslocam à ilha em meados de Novembro.

Com este conjunto de acções, Santa Catarina do Fogo pretende afirmar-se como um município dinâmico, com uma identidade forte, capaz de mobilizar a sua população e a diáspora para um projecto colectivo de futuro.

O Município de Santa Catarina do Fogo foi criado em 2005, quando a freguesia de Santa Catarina que fazia parte do Concelho de São Filipe foi separada para formar o Concelho de Santa Catarina do Fogo.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar