Santa Catarina: Concurso de voz “Kanta ku Alma” quer resgatar música tradicional cabo-verdiana (c/áudio)

Inicio | Cultura
Santa Catarina: Concurso de voz “Kanta ku Alma” quer resgatar música tradicional cabo-verdiana (c/áudio)
18/03/25 - 07:44 pm

Assomada, 18 Mar (Inforpress) – O restaurante “Poial Assomada”, em Santa Catarina, lança a 29 de Março, a primeira edição do concurso de voz “Kanta ku Alma” (cantar com a alma, em português), uma iniciativa que pretende resgatar a música tradicional cabo-verdiana.

A informação foi adiantada hoje à Inforpress por um dos promotores do projecto, Sílvio Brito, indicando que até ao momento já estão inscritos 22 participantes, com participação maioritariamente de sexo feminino.

Além de resgatar a música tradicional, sobretudo a valorização da morna, o concurso, segundo este empresário e músico, visa, igualmente, valorizar a criatividade dos participantes e resgatar os músicos.

“Queremos dar palco aos artistas locais, tendo em conta, que temos carência de músicos no município. Por isso, pretendemos com este projecto trazer mais ânimo cultural à Santa Catarina”, acrescentou.

O concurso, em que os participantes vão apenas cantar música tradicional cabo-verdiana, que arranca no dia 29 de Março, no referido espaço de restauração, vai ser disputado em seis sessões, três de eliminatórias, duas meias-finais e uma final, segundo Sílvio Brito.

Na ocasião, notou que vão participar no concurso jovens e adultos, tendo em conta, que a organização pretende ainda este ano promover um concurso de voz para “pequenos cantores”.

Relativamente aos prémios, sobretudo monetário, o entrevistado da Inforpress fez saber que os mesmos vão depender da resposta dos parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal de Santa Catarina, e empresas publicas e privadas.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar