Assomada, 08 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina realizou hoje uma campanha de sensibilização nas ruas de Assomada, envolvendo alunos, autoridades e comunidade, para promover comportamentos responsáveis e reforçar a importância do saneamento e ambiente limpo.
Em declarações à Inforpress, a vereadora responsável pela área do Saneamento, Aureliana Brito, explicou que o objectivo é promover uma mudança de comportamento entre os munícipes, sensibilizando-os para a importância do saneamento básico como factor essencial para a saúde pública, protecção ambiental e qualidade de vida.
“O saneamento é uma questão sensível e, se todos se unirem, é possível ter uma cidade mais limpa e saudável”, reforçou, sublinhando o lema de todas as actividades: “Ambiente limpo, vida saudável”.
Esta actividade de sensibilização nas principais ruas e artérias da cidade de Assomada, envolveu crianças dos Liceus Amílcar Cabral, Justina Ferreira e Cruz Grande, que já participaram anteriormente em acções ligadas ao saneamento e foram identificadas como embaixadoras do saneamento no município.
A iniciativa contou ainda com a participação de munícipes de Santa Catarina, funcionários da área do saneamento e vários parceiros, para promover também a inclusão social na defesa do ambiente.
Segundo a vereadora, o lixo urbano e o tratamento inadequado dos resíduos continuam a ser dos principais desafios do município e reconhece que só com o envolvimento de toda a comunidade será possível ultrapassar as dificuldades existentes.
Neste quesito, informou que a câmara municipal tem implementado diversas acções, como campanhas de limpeza, aquisição de um camião fossa e o aumento salarial dos trabalhadores do saneamento.
Para o futuro, informou que já se encontram em andamento alguns projectos, nomeadamente, a preparação para a instalação de um centro de tratamento de resíduos sólidos e um centro de transferência em Santa Catarina.
Conforme relembrou Aureliana Brito, actualmente, todo o lixo recolhido precisa ser transportado até São Domingos, o que representa custos elevados e desgaste dos meios operacionais.
Trabalhando em parceria com diversas entidades, a autarquia pretende reforçar o compromisso ambiental, melhorar a gestão dos resíduos sólidos e promover a sustentabilidade urbana.
A campanha “Ambiente Limpo, Vida Saudável”, segundo a vereadora, surge assim como um chamamento à acção colectiva, para incentivar todos os cidadãos a participarem activamente na construção de uma cidade mais limpa, verde e inclusiva.
Os alunos participantes, como Vitória Horta, destacaram a importância da iniciativa e apelaram à continuidade destas acções que ajudam a formar uma nova geração de cidadãos conscientes e responsáveis.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar